Thiago x Ana Carla: corte em incentivos provoca novo confronto
Novo Programa de Austeridade apresentado pelo governo de Goiás esta semana mexe na política de incentivos fiscais e cria um fundo que aumenta a contribuição das empresas; deputado federal Thiago Peixoto (PSD) critica a medida; para ele, Goiás só virou um estado protagonista graças à política de incentivos fiscais; parlamentar afirma que Estado deveria era fazer o inverso e, com uma política agressiva, atrair outras empresas; secretária da Fazenda, Ana Carla Abrão defende o projeto: "Criamos apenas um fundo que vai receber contribuição proporcional ao tamanho do benefício. Goiás é e continuará sendo o estado com melhor programa de incentivo fiscal do Brasil. Queremos continuar atraindo empresas, mas de maneira sustentável"
Goiás 247 - O novo Programa de Austeridade do governo de Goiás mexe nos incentivos fiscais oferecidos à iniciativa privada. A medida fez surgir novo capítulo no confronto entre a secretária da Fazenda, Ana Carla Abrão, e o deputado federal e ex-secretário de Desenvolvimento Econômico, Thiago Peixoto (PSD).
O pacote fiscal apresentado esta semana cria uma espécie de fundo e mexe na política de incentivo fiscal, que sempre foi uma marca dos governos de Marconi Perillo. Em artigo no jornal O Popular, neste sábado, Thiago afirma que "um dos principais vetores do desenvolvimento de goiás foi a política de incentivos fiscais, responsável por dar destaque a um estado periférico".
Thiago critica o fundo que, na visão dele, "coloca em xeque os incentivos": "cobra uma nova tributação das empresas que receberam incentivos". O deputado ainda coloca na conta das empresas o ótimo resultado de Goiás no ranking da geração de empregos. "Se Goiás tem saldo positivo de empregos isso tem relação com as empresas incentivadas".
Em entrevista ao Jornal Opção, Ana Carla, que é filha da senadora Lúcia Vânia (PSB), se defendeu. “Estamos fazendo uma correção de rota para que os direitos sejam mantidos para todos. A alternativa, caso não ajamos, é se tornar um Rio de Janeiro”.
Para Thiago, o correto seria fazer o inverso e adotar uma política ainda mais agressiva de incentivos para atrair empresas que estão perdendo benefícios em outros estados, criando assim um "novo ciclo de desenvolvimento".
"Criamos apenas um fundo que vai receber contribuição proporcional ao tamanho do benefício. Goiás é e continuará sendo o estado com melhor programa de incentivo fiscal do Brasil. Queremos continuar atraindo empresas, mas de maneira sustentável", explica Ana Carla.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: