Timor Leste adota o Mãe Coruja

Projeto pernambucano servir de modelo para aes dos ministrios da Sade e Educao do pas asitico.

Timor Leste adota o Mãe Coruja
Timor Leste adota o Mãe Coruja (Foto: Andréa Rêgo Barros/247)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

Tércio Amaral_PE247 – Além do português como idioma oficial, a relação entre Brasil e o Timor Leste, país asiático de colonização portuguesa, será pautada pela saúde. O Programa Mãe Coruja de Pernambuco servirá como modelo para ações do Ministério da Saúde e Educação do Timor. A decisão foi tomada nesta última sexta-feira (6), depois de uma reunião na secretaria Estadual de Saúde, com representantes dos dois países para formalizar uma parceria para a implantação do programa com o governo timorense.

“Tenho certeza que vamos conseguir colocar o Mãe Coruja no Timor. Será uma grande contribuição ao nosso país. Precisamos de medidas específicas como esta. Sabemos que são realidades diferentes, mas vamos adaptá-lo. Só temos a agradecer pela oportunidade”, ressaltou o representante do ministério da Educação do Timor , Santina Cardoso.

O objetivo é implantar o Programa Mãe Coruja nos 13 distritos que formam o Timor Leste, cuja população total soma 14,8 mil habitantes. De acordo com o protocolo de intenções, uma nova comitiva timorense volta ao Estado de Pernambuco no mês de fevereiro para realizar visitas ao Sertão, onde estão instalados alguns “Cantos de Mãe Coruja”. Estes espaços físicos foram instalados em municípios com mortalidade igual ou acima de 25 para cada 1 mil nascidos vivos.

“É muito importante poder compartilhar essa experiência e contribuir com outros países. Esperamos estreitar os laços e servir de exemplo ao Timor. Sabemos que é um trabalho árduo e só percebemos essa redução do coeficiente de mortalidade infantil a médio e longo prazo”, ressaltou a gerente do Programa Mãe Coruja, Virgínia Holanda.

Atualmente, o Programa Mãe Coruja funciona em 103 municípios de Pernambuco. Em 2006, a SES registrou 2,6 mil óbitos de crianças menores de um ano. Em 2009, foram 2,4 mil. Em três anos, houve uma redução de 10% no coeficiente de mortalidade infantil.

Confira abaixo o vídeo do Mãe Coruja, produzido pela Urso Filmes.

Mãe Coruja Pernambucana from URSO FILMES on Vimeo.

O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

WhatsApp Facebook Twitter Email