HOME > Geral

Tiririca consegue aprovar projeto incluindo atividades circenses na Lei Rouanet

O ex-palhaço cearense e hoje deputado federal por São Paulo, Tiririca (PR-SP), conseguiu a aprovação de projeto de sua autoria, que altera a Lei Rouanet de incentivo à cultura e reconhece a atividade circense como manifestação cultural nacional. O projeto seguirá para a apreciação do Senado e, se for aprovado, vai à sanção presidencial  

O ex-palhaço cearense e hoje deputado federal por São Paulo, Tiririca (PR-SP), conseguiu a aprovação de projeto de sua autoria, que altera a Lei Rouanet de incentivo à cultura e reconhece a atividade circense como manifestação cultural nacional. O projeto seguirá para a apreciação do Senado e, se for aprovado, vai à sanção presidencial   (Foto: Fatima 247)
Fatima 247 avatar
Conteúdo postado por:

Ceará 247 - A Câmara aprovou, nesta quarta-feira (28), projeto que altera a Lei Rouanet de incentivo à cultura para reconhecer a atividade circense como manifestação cultural nacional. O projeto é de autoria do deputado cearense Tiririca (PR-SP), mas que representa São Paulo. Com isso, o texto seguirá para a apreciação do Senado e, se for aprovado, vai à sanção presidencial.

O projeto inclui explicitamente as artes e as atividades circenses como modalidades artísticas que podem ser beneficiadas pelos mecanismos de incentivo fiscal estabelecidos na Lei Rounet. Na justificativa do projeto, o deputado Tiririca afirma que são enormes as dificuldades de sobrevivência encontradas pelos circos no Brasil, especialmente os pequenos e familiares, dentre elas o alto custo para manutenção dos circos.

"O circo brasileiro, graças à sua essência popular e a seu perfil itinerante, constitui a principal forma de diversão e de acesso à cultura de grande parte da nossa população, especialmente daqueles que, por razões socioeconômicas ou geográficas, não têm muitas oportunidades de lazer", diz Tiririca.

Ainda na justificativa do texto, Tiririca afirma que, muitas vezes, os pedidos de patrocínio para a atividade circense são rejeitados pelas empresas por preconceito ou desconhecimento do valor artístico e cultural da atividade. "Outras vezes, a inadequação das exigências burocráticas à realidade dos circos brasileiros é o que afasta os artistas circenses do acesso aos recursos públicos".

Com informações de Classe Política

❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Cortes 247

Carregando anúncios...
Carregando anúncios...