HOME > Geral

TO está entre os quatro piores no ranking do Pisa em matemática

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) divulgou um estudo apontando que o Tocantins é um dos quatro piores estados da federação segundo o resultado do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) 2015 com relação à pontuação dos estudantes de matemática; o estado teve 350 pontos, enquanto a média nacional foi de 377; o Tocantins ficou à frente da Bahia (343), do Maranhão (343) e de Alagoas (339); a unidade federativa com maior pontuação foi o Paraná, com 406 de média

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) divulgou um estudo apontando que o Tocantins é um dos quatro piores estados da federação segundo o resultado do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) 2015 com relação à pontuação dos estudantes de matemática; o estado teve 350 pontos, enquanto a média nacional foi de 377; o Tocantins ficou à frente da Bahia (343), do Maranhão (343) e de Alagoas (339); a unidade federativa com maior pontuação foi o Paraná, com 406 de média (Foto: Leonardo Lucena)
Leonardo Lucena avatar
Conteúdo postado por:

Tocantins 247 - A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) divulgou um estudo apontando que o Tocantins é um dos quatro piores estados da federação segundo o resultado do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) 2015 com relação à pontuação dos estudantes de matemática. O Estado teve 350 pontos, enquanto a média nacional foi de 377. O Tocantins ficou à frente da Bahia (343), do Maranhão (343) e de Alagoas (339). O Estado com maior pontuação foi o Paraná, com 406 de média.

Outro dado ruim para o Estado foi o percentual de estudantes com proficiência na disciplina. De acordo com o estudo, 55% dos estudantes estão abaixo do nível 1 em matemática. Este nível é referente aos alunos capazes de responder a questões claras, identificar informações e executar procedimentos rotineiros. Em nível nacional, 44% dos alunos estão abaixo desse nível.

Em comparação com os demais Estados, o Tocantins ficou mais bem posicionado que o Rio Grande do Norte, Sergipe, Bahia, Maranhão e Alagoas, onde os percentuais de estudantes abaixo do nível 1 variaram de 55% a 64%. Os melhores classificados foram o Paraná e o Espirito Santo, ambos com 31% de estudantes abaixo desse nível.

Leitura e Ciências

O estudo apontou que somente 9% dos estudantes estão baixos do nível 1B em proficiência de leitura e 32% alcançaram o nível 1A. No nível 1A os estudantes reconhecem o assunto principal e a finalidade do texto ou conseguem relacionar o texto com conhecimentos do dia a dia. Apenas o Pará alcançou o nível 6 em proficiência de leitura, o mais alto da avaliação, no entanto, apenas 1% de estudantes que alcançou esse nível.

Em leitura, o Tocantins alcançou apenas 376 - a média nacional foi de 407 pontos. Em ciências, a média tocantinense foi de foi de 372 e a nacional de 401 pontos. Segundo o ranking, o Tocantins é um dos seis piores do País em leitura e um dos dez piores em Ciências.

Nos percentuais de proficiência em ciências, o estado teve 5% de seus alunos classificados abaixo do nível 1. No País o índice foi de 4%. O Tocantins apresentou o percentual de 39% de estudantes que conseguiram alcançar o nível 1ª nessa disciplina.

❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Cortes 247

Carregando anúncios...
Carregando anúncios...