TV 247 logoAPOIE o 247
Buscar
HOME > Geral

Transparência na Alepe dá um passo para trás

A proposta de Silvio Costa Filho, nomeada de PEC 04/2012, que prev votaes abertas em todas as decises do Legislativo estadual, foi retirada da pauta de hoje (27) pelo presidente da Comisso de Constituio e Justia (CCJ), Raimundo Pimentel

Transparência na Alepe dá um passo para trás (Foto: Andréa Rêgo Barros/247)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

Beatriz Braga _PE247 - A luta pela transparência nas decisões do Poder Legislativo deu um passo atrás nesta terça (27). O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Raimundo Pimentel (PSB), retirou da pauta da Assembleia Legislativa a discussão prevista sobre a PEC 04/2012, de autoria do deputado Silvio Costa Filho (PTB), que sugere o voto aberto em todas as votações da Casa.

A proposta do deputado, no entanto, encontraria um inimigo dentro da Assembleia: a PEC 03/2012, de autoria de Maviael Cavalcanti (DEM), que sugere o oposto: votações fechadas em todas as pautas da Casa. Os demais integrantes da CCJ não chegaram a um consenso e as opiniões permanecem divididas.

Se a proposta de Silvo Costa Filho fosse acatada, poderia representar uma mudança significativa no desfecho dos casos discutidos no Legislativo e nos demais poderes, que seriam mais influenciados pela repercussão social.

Votações como cassação de mandato e eleição para integrantes da Mesa Diretora teriam mais transparência. Porém, pelo visto, não é isso o que quer os integrantes do legislativo estadual.

No início do ano passado, durante o processo de escolha dos membros da Mesa Diretora da Alepe falou-se muito em uma provável interferência do Executivo pela manutenção do deputado Guilherme Uchoa (PDT) no comando do parlamento. Abertamente, essa posição foi negada pela maioria dos deputados, que se queixaram do voto fechado, impedindo que a sociedade tomasse conhecimento da decisão.

 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: