TV 247 logo
      HOME > Geral

      Transpetro mantém suspensão de contratos

      Estaleiro Atlântico Sul (EAS) ainda não cumpriu algumas das determinações estabelecidas pelo braço logístico da Petrobras e tem até o dia 30 de agosto para realizar os ajustes solicitados para a retomada dos negócios 

      Transpetro mantém suspensão de contratos (Foto: Arnaldo Carvalho/JC Imagem/AE)
      Editoria avatar
      Conteúdo postado por:

      Leonardo Lucena_PE247 – Os contratos da Transpetro - braço logístico da Petrobras - com o Estaleiro Atlântico Sul (EAS), para a construção de 16 navios no valor total de R$ 5,3 bilhões, seguem suspensos. A afirmação foi feita pelo presidente da Transpetro, Sérgio Machado, que disse que a empresa pernambucana ainda não cumpriu algumas das determinações estabelecidas entre as partes para a retomada dos negócios. O EAS tem até o dia 30 de agosto para realizar os ajustes solicitados.

      Até o momento, a único requisito cumprido pelo EAS foi a concretização de uma nova parceria tecnológica, com o IHI Marine United (IHIMU), controlado pelo grupo japonês Ishikawajima-Harima Heavy Industries (IHI). Ainda não se sabe ao certo o grau de porcentagem que o grupo japonês terá no EAS, controlado pelas empreiteiras Queiroz Galvão e Camargo Corrêa. O antigo parceiro tecnológico do EAS – a empresa sul-coreana Samsung Heavy Industries (SHI), que tinha 6% de participação no empreendimento -  deixou a sociedade por conta de prejuízos verificados no estaleiro, além de dificuldades operacionais e falta de mão-de-obra qualificada.

      Vale ressaltar que a suspensão dos contratos entre a Transpetro e o EAS não é válida para a construção de cinco navios com tecnologia da SHI. Apenas para os 16 petroleiros subsequentes. Sérgio Machado disse, ainda em entrevista ao jornal O Globo,  que, em caso de descumprimento das normas, o EAS terá que devolver os valores investidos (na construção dos petroleiros encomendados) ao braço logístico da Petrobras.

      A reportagem do Pernambuco 247 entrou em contato com as assessorias da Queiroz Galvão e do próprio EAS, mas, por enquanto, nenhuma das partes irá se pronunciar sobre o assunto.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: