HOME > Geral

Transporte coletivo ganha novas viagens e dá sinais de avanço

Um mês após o governador Marconi Perillo anunciar o repasse mensal de R$ 4,4 milhões para custear as passagens gratuitas e a isenção do ICMS do óleo diesel, o transporte coletivo de Goiânia começa a melhorar a partir desta quarta-feira; segundo a Rede Metropolitana do Transporte Coletivo (RMTC), que reúne as empresas concessionárias do serviço, o usuário passa a contar, a partir desta quarta-feira, 737 novas viagens; no dia 21 de maio haverá incremento de 332 viagens; novos acréscimos estão previstos para os dias 28 de maio e 4 de junho

onibus goiania passe livre (Foto: José Barbacena)

Goiás247 - O serviço de transporte coletivo de Goiânia e Região Metropolitana oferecerá 737 novas viagens para 257 linhas, na primeira etapa de implantação do pacote melhorias definido pela Câmara Deliberativa de Transportes Coletivos (CDTC) e Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC). A implementação destas viagens se inicia nesta quarta-feira, 14, beneficiando diretamente todos os bairros de Goiânia e Aparecida de Goiânia e as cidades de Goianira, Trindade, Senador Canedo, Nova Veneza, Caldazinha, Abadia de Goiás, Santo Antônio de Goiás, Bela Vista, Nerópolis e Goianápolis.

Ao total, a população goiana terá mais 2.069 viagens integradas à operação do transporte coletivo. O incremento destas viagens será feito em quatro etapas, cuja conclusão é prevista para 04 de junho deste ano. Com a primeira e segunda etapas, que vão representar um acréscimo escalonado de 737 e 332 viagens, respectivamente, a operação do transporte coletivo será normalizada conforme os padrões estabelecidos pela CMTC. O que representará 11.097 viagens diárias para os municípios da rede metropolitana.   

A partir de 28 de maio, a CDTC e a CMTC vão acompanhar o incremento das novas mil viagens ao sistema de transporte, que também será dividido em duas fases. Na primeira, 500 viagens serão acrescentadas beneficiando as regiões da rede metropolitana. Em 04 de junho, as outras 500 viagens vão complementar a operação até alcançar a ordem de 2.069 viagens a mais no sistema.

A deliberação da CDTC elenca a qualidade do transporte coletivo como prioridade e, por isso, o incremento do serviço vai acompanhar a demanda e a ordem é para que outras mil viagens sejam inseridas no sistema a partir de 2015.
Além das novas viagens, a retomada da organização das filas e atendimentos aos usuários no terminal são outras determinações da CDTC e CMTC que vão se iniciar na próxima sexta-feira, 16. Cerca de 100 atendentes de terminal estão sendo contratados pelo Consórcio RMTC e as empresas operadoras devem oferecer o serviço a partir desta data.

Informações sobre as linhas e horários atualizados de circulação dos ônibus devem estar disponíveis à população nos terminais, na internet e nos aplicativos para celulares e tablets.

Novas tecnologias para o atendimento também serão oferecidas ao usuário do transporte coletivo, por aplicativos online que vão permitir a busca de itens perdidos durante as viagens e acompanhamento do trânsito e da operação em tempo real. Os serviços estão em fase final de estudo e devem ser divulgados até o final de maio.

Os estudos e reuniões técnicas para a implantação do link da Central de Controle Operacional (CCO), em tempo real, para a Secretaria de Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (SICAM) e Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) estão sendo realizados por equipes da área de planejamento e informática dos dois órgãos e também das Secretarias de Gestão e Planejamento do Estado de Goiás (Segplan) e Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (Setec). A etapa de visitas técnicas à CCO, no Consórcio RMTC, está em andamento e segue até o dia 19 de maio.

Toda a implementação do pacote de melhorias está sendo determinado, orientado e fiscalizado pelas equipes técnicas da CDTC e CMTC. Os órgãos solicitam que a população colabore com o processo denunciando problemas na operação ou falhas na oferta dos novos serviços à Ouvidoria da CMTC pelos telefones 0800 646 1851 e 3524-1851. O cidadão também pode solicitar atendimento especial e novas linhas pela Assessoria de Informação e Cidadania 3524- 5072.
 
Por dentro das melhorias:

1ª Etapa
14.05 – 737 viagens (257 linhas)
 
2ª Etapa
21.05 – 332 viagens (24 linhas)
 
3ª Etapa
28.05 – 500 viagens
 
4ª Etapa
04.06 – 500 viagens