TV 247 logo
      HOME > Geral

      Tribunais de contas fecham acordo por transparência e combate à corrupção

      Tribunais de contas de todo o país assinaram um termo de cooperação para aperfeiçoar a fiscalização de estados e municípios que não estão cumprindo a Lei de Acesso à Informação (LAI); objetivo é fortalecer a partcipação da população no controle dos gastos públicos e no combate à corrupção; municípios e estados que não cumprirem a legislação referente à transparência das contas públicas terão recursos de convênios federais imediatamente suspensos; "Não tenho dúvida que 100% dos municípios vão aderir porque eles estão cientes que serão penalizados se não cumprirem", avaliou o ministro-chefe da CGU, Valdir Simão

      Tribunais de contas de todo o país assinaram um termo de cooperação para aperfeiçoar a fiscalização de estados e municípios que não estão cumprindo a Lei de Acesso à Informação (LAI); objetivo é fortalecer a partcipação da população no controle dos gastos públicos e no combate à corrupção; municípios e estados que não cumprirem a legislação referente à transparência das contas públicas terão recursos de convênios federais imediatamente suspensos; "Não tenho dúvida que 100% dos municípios vão aderir porque eles estão cientes que serão penalizados se não cumprirem", avaliou o ministro-chefe da CGU, Valdir Simão (Foto: Paulo Emílio)
      Paulo Emílio avatar
      Conteúdo postado por:

      Pernambuco 247 - Tribunais de contas de todo o Brasil assinaram um termo de cooperação para aperfeiçoar a fiscalização de estados e municípios que não estão cumprindo a Lei de Acesso à Informação (LAI), considerada essencial para ajudar no controle dos gastos públicos e no combate à corrupção. Os municípios e estados que não cumprirem a legislação referente à transparência das contas públicas terão recursos de convênios celebrados com o governo federa imediatamente suspensos.

      O acordo, assinado nesta terça-feira (1), no Cabo de Santo Agostinho (PE), durante a realização do Congresso dos Tribunais de Contas do Brasil, foi ratificado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon), Controladoria Geral da União (CGU), Ministério do Planejamento e Instituto Rui Barbosa.

      "A transparência é importantíssima no enfrentamento da corrupção, na transparência de políticas públicas e na boa aplicação dos recursos públicos. E a população é fundamental no controle dos gastos do governo. Portanto, oferecer ao cidadão a possibilidade de fiscalizar passo a passo a execução orçamentária financeira é essencial. Não tenho dúvida que 100% dos municípios vão aderir porque eles estão cientes que serão penalizados se não cumprirem", avaliou o ministro-chefe da CGU, Valdir Simão.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: