HOME > Geral

TRT determina fim da greve de ônibus no Recife

Tribunal Regional do Trabalho também julgou o dissídio do reajuste salarial e concedeu um aumento de 7% a motoristas, cobradores e fiscais da Região Metropolitana da capital; a categoria pleiteava 33%, enquanto o patronato propunha 3%; os trabalhadores não sinalizaram se acatariam a determinação judicial e a decisão deverá ser tomada em uma assembleia ainda nesta quarta-feira

TRT determina fim da greve de ônibus no Recife

PE247 - A Justiça determinou, na noite desta terça-feira (2), o fim da greve dos motoristas, cobradores e fiscais de ônibus. Juntamente com a determinação da volta ao trabalho nesta madrugada, o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 6ª Região também julgou o dissídio do reajuste salarial e concedeu um aumento de 7%. A categoria pleiteava um aumento de 33% enquanto o patronato sinalizava com uma contraproposta de 3%. Nem o Sindicato dos Rodoviários e nem o grupo de oposição a atual diretoria sinalizaram que acatariam a determinação judicial. A decisão deverá ser tomada em uma assembleia que será realizada na manhã desta quarta-feira (3).

Os desembargadores do TRT consideraram a paralisação abusiva se basearam na inflação dos últimos doze meses para conceder o reajuste. O índice de 7% também foi aplicado sobre o tíquete alimentação. Já itens da pauta de reivindicações, como o pagamento de cestas básicas, participação nos lucros e piso especial para os motoristas de ônibus articulados, não foram acatados pela Justiça.

O sistema de ônibus da Região Metropolitana do Recife envolve cerca de 3 mil veículos de 18 empresas. O setor transporta diariamente cerca de 2 milhões passageiros e emprega 22 mil trabalhadores.