UFRGS é considerada a melhor universidade federal do Brasil

O Ministério da Educação (MEC) divulgou as avaliações das instituições de educação superior do Brasil; a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) foi considerada a melhor faculdade federal do País, de acordo com o Índice Geral de Cursos Avaliados, do Inep; a Ufrgs atingiu conceito 4,2985, em uma escala que vai de 1 a 5; a melhor universidade do Brasil é a Unicamp, com o conceito de 4,37

09/03/2016 - PORTO ALEGRE, RS - Cotistas preparam ato contra indeferimento das cotas pela UFRGS / Universidade Federal do Rio Grande do Sul / reitoria / Foto: Guilherme Santos/Sul21
09/03/2016 - PORTO ALEGRE, RS - Cotistas preparam ato contra indeferimento das cotas pela UFRGS / Universidade Federal do Rio Grande do Sul / reitoria / Foto: Guilherme Santos/Sul21 (Foto: Leonardo Lucena)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

Rio Grande do Sul 247 - O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta segunda-feira (20) as avaliações das instituições de educação superior do Brasil. A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) foi considerada a melhor faculdade federal do País, de acordo com o Índice Geral de Cursos Avaliados, do Inep. A Ufrgs atingiu conceito 4,2985, em uma escala que vai de 1 a 5. 

No ranking das instituições federais, a Universidade Federal de Minas Gerais (Ufmg) ficou em segundo lugar, com com 4,22.  A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) ficou com 3,08.

A melhor universidade do Brasil é a Unicamp, com o conceito de 4,37.

O IGC é um indicador de qualidade que avalia as Instituições de Educação Superior. O cálculo  leva em conta a média do Conceitos Preliminar de Curso (CPCs) do último triênio, relativos aos cursos avaliados da instituição.

Também são levados em consideração o número de matrículas em cada um dos cursos computados, a média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu atribuídos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) na última avaliação trienal disponível, convertida para escala compatível, e a quantidade de matrículas em cada um dos programas de pós-graduação correspondentes;

É avaliada, ainda, a distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino, graduação ou pós-graduação stricto sensu, excluindo as informações do item II para as instituições que não oferecerem pós-graduação stricto sensu.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como:

• Cartão de crédito na plataforma Vindi: acesse este link

• Boleto ou transferência bancária: enviar email para [email protected]

• Seja membro no Youtube: acesse este link

• Transferência pelo Paypal: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Patreon: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Catarse: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Apoia-se: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Vakinha: acesse este link

Inscreva-se também na TV 247, siga-nos no Twitter, no Facebook e no Instagram. Conheça também nossa livraria, receba a nossa newsletter e ative o sininho vermelho para as notificações.

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247