Unitins inaugura três campi e aumenta 1.500 vagas de ensino superior
Com três novos campi inaugurados nos municípios de Dianópolis, Augustinópolis e Araguatins, a Fundação Universidade do Tocantins (Unitins) passa a atender mais 1510 alunos nos cursos de Direito, Administração, Ciências Contábeis, Tecnologia em Gestão Ambiental, Enfermagem, Pedagogia, Letras e Tecnologia em Gestão de Agronegócio; em Palmas a instituição já conta com 800 vagas distribuídas em quatro cursos e atualmente está em fase final a construção de sua nova sede
Tocantins 247 - Com três novos campi localizados nos municípios de Dianópolis, Augustinópolis e Araguatins, a Fundação Universidade do Tocantins (Unitins) passa a atender mais 1510 alunos nos cursos de Direito, Administração, Ciências Contábeis, Tecnologia em Gestão Ambiental, Enfermagem, Pedagogia, Letras e Tecnologia em Gestão de Agronegócio.
Em Palmas a instituição já conta com 800 vagas distribuídas em quatro cursos e atualmente está em fase final a construção de sua nova sede. De acordo com o reitor da Unitins, Joaber Divino Macedo, a chegada dos polos presenciais no interior do Estado é uma revolução. "Se queremos que o Estado continue se desenvolvendo, temos que fortalecer a educação em todas as regiões, e no interior a carência é muito grande", destacou.
Ainda segundo Joaber Macedo, a expansão da Unitins vem fortalecer uma das suas missões, que é o desenvolvimento do ensino. "Muitos dos nossos cursos são de licenciatura e, ao chegar ao interior do Estado, estamos também fortalecendo o ensino fundamental e médio com as formações que oferecemos aos professores", apontou.
Nas modalidades de ensino presencial e a distância, atualmente a instituição atende a mais de 3.100 alunos, em 13 municípios, distribuídos em todas as regiões do Tocantins. "O nosso foco é o desenvolvimento regional. Para isso, os nossos cursos são definidos considerando a vocação econômica e os aspectos culturais das regiões", disse.
Polos do interior
As aulas inaugurais dos novos campi foram realizadas entre os dias 15 e 18 de agosto e, com suas aberturas, a Unitins volta a ser multicampi, com cursos presenciais. Isso, segundo o reitor da instituição, ajuda a diminuir as barreiras no processo de formação profissional.
"O Bico do Papagaio, por exemplo, possui uma densidade populacional muito grande, mas muitos não têm condições de entrar em um curso superior e levar um dos nossos campi para essa região é muito importante, estamos contribuindo com a formação dos profissionais que atuam no ensino básico", ressaltou.
Os alunos do campus de Araguatins ingressaram na instituição, por meio de vestibular, enquanto os alunos de Augustinópolis e Dianópolis foram transferidos de instituições de ensino superior, atendendo ao edital de Transferência lançado pela Unitins. Nesse caso, os estudantes darão continuidade ao seu curso a partir do período em que haviam parado.
