CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Geral

Univasf já adota sistema de cotas desde 2010

Projeto de Lei que torna sistema de cotas obrigatório foi aprovado no Senado Federal na última terça-feira (7); universidade no Sertão do Estado já possui um sistema de cotas que disponibiliza 50% das vagas para alunos oriundos da Rede Pública 

Univasf já adota sistema de cotas desde 2010 (Foto: Divulgação)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Raphael Coutinho _PE247 – A Universidade do Vale do São Francisco (Univasf), em Petrolina (Sertão), se antecipou de uma decisão do Senado Federal, efetivada na última terça-feira (7), em que aprovou um projeto de lei que determina a reserva de 50% das vagas para alunos vindos da rede pública. A medida já havia sido adotada desde 2010. Segundo a nova legislação, todas as universidades e institutos federais de ensino superior, além dos institutos federais de nível médio, devem reservar 50% de suas vagas do vestibular para estudantes vindos de escolas públicas.

O projeto vai agora para a sanção da presidente Dilma Rousseff. A Univasf oferece cerca de 1.380 vagas anualmente. Destas, 650 no primeiro semestre deste ano foram disponibilizas para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), promovido pelo Ministério da Educação, com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As vagas do primeiro semestre de 2012 foram divididas entre 15 cursos de graduação e para o segundo, a previsão é de ofertar 730 vagas em 16 cursos.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Por outro lado, as universidades Federal (UFPE) e Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) já anunciaram que vão aguardar a sanção da presidente para discutirem o sistema de cotas. Na UFPE, por exemplo, apenas 25 vagas foram oferecidas unicamente pelo Sisu, no curso de Oceanografia. Para 2013, o curso de Estatística seguirá este esquema, mas o número de vagas ainda não foi definido.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO