UPA da Imbiribeira é certificada pela ONA

Unidade, que vinculada ao Ministrio da Sade, tem mdia de aproximadamente 10 minutos para 45% dos pacientes; cerca de 500 pessoas so atendidas por dia no local

UPA da Imbiribeira é certificada pela ONA
UPA da Imbiribeira é certificada pela ONA (Foto: Secretária de Saúde PE)

Raphael Coutinho _PE247 – A Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do bairro da Imbiribeira, Zona Sul do Recife, foi a primeira do País a conquistar a certificação nível 2 da Organização Nacional de Acreditação Hospitalar (ONA). Vinculada ao Ministério da Saúde, a organização certificou o local após uma avaliação da estrutura e da qualidade do atendimento, que tem uma média de aproximadamente 10 minutos para 45% dos pacientes.

Cerca de 500 pessoas são atendidas por dia na UPA da Imbiribeira, principalmente nas especialidades de Clinica Médica, Pediatria e Ortopedia, além de exames laboratoriais, raios-X e Eletrocardiograma para apoio aos diagnósticos. Em 2011, a unidade recebeu 153.556 pacientes, sendo 80.787 na especialidade clinica médica, 42.888 na ortopedia e 29.131 na pediatria. Em 2010, o total de atendimento foi de 120.891 de pacientes.

Um dos motivos que levaram a UPA como destaque foi o envolvimento como Unidade Sentinela e com o setor de Epidemiologia da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco e do Ministério da Saúde, a fim de reduzir as subnotificações para dengue, motivou algumas ações implantadas neste ano, com treinamento de orientação da equipe médica e enfermagem quanto à identificação e conduta de pacientes com dengue, conseguindo com isso a redução de 100% das subnotificações a vigilância epidemiológica.

Outra realização importante registrada em 2011 foi o protocolo de Dor Torácica, onde a equipe foi treinada para garantir o tempo porta eletro de 10 minutos, além de seguir as rotinas terapêuticas. Atualmente, a unidade está em fase de conclusão para a implantação do trombolítico. Com estas iniciativas, a UPA tem obtido grande destaque entre instituições similares. O trabalho desenvolvido foi ressaltado como case de sucesso em diversos fóruns de discursão na área de administração hospitalar e informática em saúde, como na Feira Hospitalar 2011 e Congresso Internacional de Informática em Saúde.

 

Conheça a TV 247

Mais de Geral

Ao vivo na TV 247 Youtube 247