USP vai usar Enem para mais de 2 mil vagas
A USP vai preencher duas em cada dez vagas pelo Enem no próximo ano; 76% dessas cadeiras com seleção pelo exame serão exclusivas para alunos da rede pública; a USP terá assim 2.171 vagas no próximo Sisu; dessas vagas, 1.332 serão para escola pública e 327, para estudantes pretos, pardos e indígenas (que também sejam de escola pública)
247 - A USP vai preencher duas em cada dez vagas pelo Enem no próximo ano –e 76% dessas cadeiras com seleção pelo exame serão exclusivas para alunos da rede pública.
Somente duas de todas as unidades da universidade recusaram a reserva de vagas no Sisu (Sistema de Seleção Unificada): o Instituto de Física em São Paulo e a Escola de Engenharia de São Carlos. A plataforma reúne as instituições que usam a nota do Enem como forma de seleção.
A Faculdade de Medicina, uma das mais concorridas e com índices reduzidos de inclusão, não discutiu o tema. Há a expectativa de que a unidade debata a questão no final deste mês. Mas, por conta do prazo, a avaliação interna da reitoria é de que dificilmente uma decisão da faculdade valerá para o próximo ano.
A USP terá 2.171 vagas (20% do total) no próximo Sisu. Dessas vagas, 1.332 serão para escola pública e 327, para estudantes pretos, pardos e indígenas (que também sejam de escola pública). Mais 512 estarão no Sisu na ampla concorrência, para alunos de qualquer escola.
As outras 8.901 vagas continuarão a ser disputadas pela Fuvest.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: