Vacinação contra gripe suína começa no sábado

Devem procurar os postos de sade idosos com mais de 60 anos, crianas (de seis meses a dois anos), grvidas em qualquer perodo da gestao, indgenas e profissionais de sade

Vacinação contra gripe suína começa no sábado
Vacinação contra gripe suína começa no sábado (Foto: Elza Fiúza/ABr)

PE247- Começa no próximo sábado (5) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, que vai proteger também contra a influenza A (H1N1) – gripe suína, que é adquirida através do ar. A meta é imunizar 24,1 milhões de pessoas até o dia 25 de maio em todo o País. Devem procurar os postos de saúde idosos com mais de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 2 anos, grávidas em qualquer período da gestação, indígenas e profissionais de saúde.

Crianças que serão vacinadas pela primeira vez deverão tomar duas doses, com intervalo de 30 dias. Aquelas que já receberam uma ou duas doses da vacina no ano passado receberão apenas uma este ano. Os demais grupos vão tomar dose única.

Ao todo, 65 mil postos e 240 mil profissionais de saúde em todo o país vão distribuir as doses. Serão usados 27 mil veículos terrestres, marítimos e fluviais. No sábado (5), os postos de saúde funcionarão das 8h às 17h.

Em 2011, de acordo com dados do Ministério da Saúde, 25,134 milhões de pessoas foram vacinadas – 84% do público-alvo definido. No mesmo período, foi registrada uma redução de 64% nas mortes provocados pelo vírus Influenza H1N1. Ao todo, 53 óbitos foram confirmados. Também no ano passado, houve queda de 44% nos casos graves da doença, que totalizaram 5.230.

GRIPE SUÍNA – De acordo com informações divulgadas pelo Portal Banco de Saúde, os sintomas da gripe suína, provocada pelo vírus H1N1, são: febre, inflamação na garganta, fortes dores de cabeça e no corpo e também podem levar a diarreia e vômitos. Quanto às medidas de prevenção, recomenda-se lavar as mãos após espirrar ou tossir; evitar contato direto com pessoas doentes e compartilhar objetos de uso pessoal, como toalha e copos, e principalmente, informar ao médico um pouco do histórico em relação a viagens e proximidade com doentes, pois, como os sintomas são semelhantes aos de uma gripe comum, esse antecedentes ajudarão a diagnosticar a doença. Mais informações entre no site: www.bancodesaude.com.br.

 

Conheça a TV 247

Mais de Geral

Ao vivo na TV 247 Youtube 247