CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Geral

Vai viajar de avião?

Ganhe as passagens ou pague at 55% menos com os programas de fidelidade aliados a valiosas dicas

Vai viajar de avião? (Foto: Shutterstock)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Luciane Macedo _247 - Com festas de fim de ano, verão e férias à vista, começa também a temporada de caça ao desconto entre as companhias aéreas. Estejam de viagem marcada, mais ou menos planejada ou ainda desejada, os passageiros querem saber como voar mais barato ou até mesmo de graça dentro e fora do Brasil. Mesmo em época de grande demanda por passagens como dezembro e janeiro, ainda é possível economizar usando preciosas dicas. E para os que viajam de avião o ano todo ou com mais frequência que os passageiros de férias, os programas de fidelidade das companhias aéreas podem garantir uma viagem de graça com a emissão da passagem-prêmio. Mas, em ambos os casos, a receita da economia passa pelo planejamento -- e alguma sorte, no caso dos programas de fidelidade.

A compra da passagem com pelo menos 45 dias de antecedência pode garantir um desconto de até 55% no preço para voos nacionais que partem do aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (SP). Esta é uma das constatações do mais completo estudo já realizado no Brasil sobre preços de passagens aéreas. A pesquisa do NECTAR/ITA (Núcleo de Economia dos Transportes, Antitruste e Regulação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica) investigou mais de 2 milhões de tarifas, durante um período de dois anos, em sites consolidadores de preços, aqueles onde é possível fazer cotações em várias companhias aéreas ao mesmo tempo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Embora a pesquisa tenha considerado os aeroportos de Cumbica e Congonhas, na capital paulista, ela dá pistas valiosas sobre os fatores que qualquer passageiro pode levar em conta ao fazer uma pesquisa de preços, esteja ele onde estiver. Com mais informação sobre o que encarece as passagens e os voos em dois dos aeroportos mais movimentados do país, é possível fazer uma cotação de preços mais direcionada à economia.

E quem pensa que Natal e Ano Novo são os feriados mais caros do ano para viajar terá uma grata surpresa. Veja as principais constatações do estudo no gráfico "Economize nas viagens aéreas pelo Brasil" e use os sites consolidadores de preços para ganhar tempo na pesquisa de preços.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

decolar.com
Mundi
Submarino Viagens

Quem já faz parte de algum programa de fidelidade deve saber que a emissão de passagens-prêmio fica ainda mais concorrida e difícil nesta época do ano. O segredo para conseguir viajar de graça nos feriados ou datas mais procuradas é planejar a viagem com antecedência e emitir a passagem-prêmio o quanto antes, pois os lugares são limitados.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Para acumular as milhas ou pontos necessários para a viagem dos seus sonhos, lembre-se de utilizar todos os meios ao seu dispor. Não espere as viagens de avião para acumular milhas ou pontos, faça isso no dia-a-dia, adquirindo produtos e serviços das outras empresas participantes do programa de fidelidade -- cartões de crédito, restaurantes, hotéis, lojas virtuais, entre outras.

Concentre-se em apenas um programa de fidelidade ou você corre o risco de demorar muito para atingir as cotas mínimas para subir de categoria e manter-se nela. Quanto mais status, mais milhas ou pontos de bônus serão acumulados, e mais rápido você terá o suficiente para emitir uma passagem-prêmio.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Com 10 mil milhas por trecho já é possível viajar de graça pelo Brasil ou para destinos na América do Sul pelo programa de fidelidade Smiles, da GOL. A passagem-prêmio mais cara custa 50 mil pontos por trecho, e pode te levar a países incluídos na região Ásia Oriental do programa TAM Fidelidade. Veja o gráfico "A viagem dos sonhos, voando de graça" para outras rotas de viagem.

Mas esse mínimo de 10 mil milhas ou pontos, em média, para começar a viajar de graça pode sair ainda mais barato no bolso do passageiro que usufrui dos benefícios da fidelidade se ele ficar atento às promoções das companhias aéreas. Mais uma vez, o segredo, aqui, é ser ainda mais ligeiro para aproveitar passagens-prêmio que podem sair por 5 mil pontos ou menos pela TAM.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Vale lembrar que milhas e pontos são conceitos diferentes. Ao planejar uma viagem com a emissão de uma passagem-prêmio, consulte sempre o atendimento da companhia aérea. Outro importante ponto a destacar entre os programas de fidelização da GOL e da TAM é a questão das conexões. Enquanto que, pela GOL, esse tipo de voo acumula mais milhas para o passageiro, na TAM, isso nem sempre acontece, a origem e o destino é que contam para acumular pontos.

Segundo o atendimento da TAM, um voo para a América do Norte que faça três conexões na América do Sul não pontua mais, pois as conexões são na mesma região. Já um voo com conexão em região diferente da do destino vai resultar em mais pontos acumulados. Enquanto o viajante não ganhar traquejo com esse tipo de detalhe, vale consultar o site ou o atendimento da companhia aérea.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

De modo geral, quando se trata de voar de graça, é preciso, antes, pagar. A passagem-prêmio é justamente isso, um prêmio ao passageiro por ter voado várias vezes pela mesma companhia aérea. Sendo assim, o tipo de passagem que se compra normalmente, seja a trabalho ou lazer, também conta para acumular mais milhas ou pontos.

O mínimo de 10 mil não é assim tão difícil de juntar. Uma única viagem internacional no ano pode render até três passagens-prêmio para viajar pelo Brasil ou pela América do Sul. Aproveite para ir mais longe e conhecer o continente.

(clique para ampliar)

Economize nas viagens aéreas pelo Brasil
Conheça os fatores que podem baratear as passagens para voos que partem de SP*

Passagens compradas 45 dias antes da viagem saem em média 38% mais baratas
- A economia é de 39% em Congonhas e salta para 55,5% em Cumbica
- Tenha certeza da viagem, pois as tarifas de remarcação são altas

Março é o mês de ápice nos descontos (até 3%) para comprar passagem
- Prefira os meses entre janeiro e abril para economizar

Comprar a passagem durante um feriado é mais barato
- Quanto mais prolongado o feriado, maior a economia

Viajar entre terça e quinta-feira sai até 7,3% mais barato

Agosto e setembro são os meses mais baratos para viajar (descontos de até 15,7%)

Passagens para voos diretos, sem escalas e/ou conexões, são em média 30% mais baratas
- Quanto mais paradas, mais caro o voo: o aumento pode chegar a 75%

Voar na véspera, durante ou no dia seguinte a um feriado é mais caro
- Quanto mais prolongado o feriado, mais cara a viagem
- Os feriados mais caros são Corpus Christi (31,7%), Natal (24,8%), Tiradentes (18%), 9 de Julho (14%) e Ano Novo (13,8%)

Agosto é o mês mais caro do ano para comprar passagem (26% de aumento)
- Verifica-se aumento ao longo do 2º semestre

Evite viajar à tarde e à noite, pois há picos de preços

Os meses mais caros para viajar são dezembro e janeiro, respectivamente

Viajar em julho é mais caro que no início do ano, porém mais barato que no final

Evite comprar passagem em períodos de alta do dólar

* Aeroportos de Cumbica (GRU) e Congonhas (CGH)
Fonte: NECTAR/ITA (Núcleo de Economia dos Transportes, Antitruste e Regulação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica)

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO