Valin toma posse com promessa de mais transparência

Deputado do PSDB assume presidência da Assembleia para biênio 2013/14; Helder Valin afirmou que transparência das atividades legislativas será reforçada com disponibilização do acesso aos processos em tramitação na Casa

Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

Goiás 247_ A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa para a terceira sessão ordinária da 17ª Legislatura foi empossada na manhã desta sexta-feira. Ao assumir a presidência do Legislativo, o deputado Helder Valin (PSDB) reforçou o compromisso de sua gestão com a democracia e prometeu ampliar a aproximação do Parlamento com a sociedade.

Em seu pronunciamento de posse, Valin afirmou que a transparência das atividades legislativa será reforçada com a disponibilização do acesso aos processos em tramitação na Casa. O tucano enfatizou que a medida tem dupla via: reduz gastos com o papel, preservando o meio ambiente e o erário, e permite ao cidadão o acompanhamento dos trabalhos da Assembleia Legislativa.

Após assumir a presidência, Valin empossou os demais membros da Mesa Diretora da Assembleia, composta pelos deputados Hélio de Sousa, DEM (1º vice-presidente); Paulo Cezar Martins, PMDB (2º vice-presidente); Frederico Nascimento, do PSD; (1º secretário); Luis Cesar Bueno, PT (3º secretário) e Luiz Carlos do Carmo, PMDB, (4º secretário).

O novo presidente convocou ao término da solenidade uma sessão especial para a abertura das atividades do terceiro período da 17ª Legislatura, a ser realizada em 15 de fevereiro, às 9 horas. Também agendou para o dia 19 deste mês a eleição para o posto de segundo-secretário da Mesa Diretora, vago com a renúncia de Hildo do Candango (PTB), que assumiu o Executivo do município de Águas Lindas.

Pronunciamentos

Ao empossar Helder Valin, o presidente em exercício, deputado Fábio Sousa (PSDB), realizou breve pronunciamento sobre o período em que esteve frente à Casa. "Sinto-me na obrigação de prestação de contas de minha breve participação à frente do Parlamento. Pude presenciar a posse de novos parlamentares no início de janeiro. Estive próximo aos representantes aos demais poderes, nas funções do papel institucional desta Casa. Hoje, cabe a mim dar posse ao presidente eleito Helder Valin, que encontrará em mim e nos demais parlamentares o apoio necessário para cumprir suas atividades", afirmou o deputado.

Helio de Sousa, que participa da Mesa Diretora pela primeira vez em quatro mandatos, falou em manter a tradição de respeito pelo Poder Legislativo e pelos demais deputados, assim como todos os outros que o antecederam.

“Sei das minhas responsabilidades e estou preparado para, junto com o presidente Helder Valin, trabalhar para dar governabilidade ao Estado e ao governador Marconi Perillo. Agora é hora de buscar unidade, mesmo com as diferenças de pensamento e de posição política dos 41 deputados, mantendo o respeito e a harmonia dentro do Poder Legislativo”, concluiu Helio de Sousa.

Empossado como 2º vice-presidente da Assembleia, o deputado Paulo Cezar Martins afirmou que vai contribuir com a comunidade e espera do novo presidente uma posição de fazer um trabalho transparente, além de buscar o entendimento e o fortalecimento do Poder Legislativo goiano junto ao Governo do Estado.

Jardel

O prefeito de Catalão e ex-presidente da Assembleia, Jardel Sebba também prestigiou a solenidade. Jardel falou da satisfação que teve em presidir a Assembleia por três vezes, uma delas eleito pelo voto de todos os deputados, e se diz emocionado e saudosista ao voltar a Casa depois de ter assumido a Prefeitura de Catalão.

“Tenho trabalhado muito na prefeitura, mas não poderia deixar de prestigiar o colega Helder Valin, com quem trabalhei por muitos anos e sei da pessoa que ele é: equilibrado, imparcial, que sabe lidar com as divergências políticas. E tenho certeza, ele fará um excelente trabalho”, reforçou.

O prefeito lembrou ainda que o presidente da Casa só decide quando há empate e que é preciso sempre buscar, de forma imparcial, conciliar os lados e formar parcerias para poder legislar e fazer valer o direito da maioria. “A Assembleia Legislativa está em boas mão, tenho certeza disso”, concluiu Jardel.

Ao chegar à Assembleia Legislativa para participar da cerimônia de posse da nova Mesa Diretora da Casa, o governador Marconi Perillo (PSDB) destacou o quadro de estabilidade e de maturidade política existente no Parlamento goiano. “O Poder Legislativo tem sido, ao longo dos anos, uma grande âncora para a viabilização de projetos importantíssimos para o Estado e para o Governo.”

Na entrada do Palácio Alfredo Nasser, várias faixas parabenizam e manifestam apoio aos parlamentares eleitos.

(Com informações do site da Assembleia Legislativa)

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como:

• Cartão de crédito na plataforma Vindi: acesse este link

• Boleto ou transferência bancária: enviar email para [email protected]

• Seja membro no Youtube: acesse este link

• Transferência pelo Paypal: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Vakinha: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Catarse: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo APOIA.se: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Patreon: acesse este link

Inscreva-se também na TV 247, siga-nos no Twitter, no Facebook e no Instagram. Conheça também nossa livraria, receba a nossa newsletter e ative o sininho vermelho para as notificações.

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247