CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Geral

Valmir Assunção rebate Joaci Góes: “CDA está a serviço do trabalhador”

O deputado federal Valmir Assunção (PT) rebateu o ex-deputado tucano Joaci Góes, que escreveu artigo acusando a Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA) de "estar a serviço do crime"; Assunção diz que "a CDA está a serviço do trabalhador do campo" e descaracteriza cada acusação de Góes; "Primeiro que bandido é quem comente crime, e lutar por seus direitos nunca foi crime no Brasil. Segundo que o governo do Estado tem atuado para fortalecer a relação institucional com o trabalhador rural, com os agricultores familiares. Um destes passos é, justamente, a titulação de terras para estes produtores", diz o deputado

Valmir Assunção (Foto: Romulo Faro)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Bahia 247 - O deputado federal Valmir Assunção (PT) rebateu o tucano Joaci Góes, que escreveu artigo acusando a Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA) de "estar a serviço do crime". Assunção diz que "a CDA está a serviço do trabalhador do campo" e descaracteriza cada acusação de Góes.

"Primeiro que bandido é quem comente crime, e lutar por seus direitos nunca foi crime no Brasil. Segundo que o governo do Estado tem atuado para fortalecer a relação institucional com o trabalhador rural, com os agricultores familiares. Um destes passos é, justamente, a titulação de terras para estes produtores".

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Valmir Assunção descreve o exemplo do município de Porto Seguro, que Joaci Góes acusou trabalhadores sem terras de viverem "de mamar nas tetas do Estado".

O tucano diz que os produtores "invadem áreas de expansão urbana de titularidade das mais antigas e consistentes do país, e quando o Judiciário determina sua saída, o CDA vem em seu socorro, tentando envolver a Procuradoria Geral do Estado, e transfere o problema para a responsabilidade próxima ao Chefe do Executivo". 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Valmir ainda cita que nas comunidades do município da Costa do Descobrimento, os produtores mantêm projetos de mandiocultura, banana, coco, cupuaçu, cacau, goiabeiras, manqueiras, mangabeiras, graviolas, horticulturas, entre outros e todos são participantes do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

Sobre a situação da terra, o deputado petista diz que "o Estado da Bahia, por meio da CDA, fez uma discriminatória em 2014 afirmando que se trata de terras devolutas e homologou na PGE [Procuradoria Geral do Estado]. A procuradoria, por sua vez, ajuizou na Vara Pública, e acatou a discriminatória administrativa do CDA, onde pretende assentar as famílias que lá residem.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"Durante o processo discriminatório, o pretenso proprietário não apresentou nenhuma documentação que comprovasse a propriedade da terra. 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO