Varsóvia: Goiás lota plenário da Câmara Nacional de Comércio
Fórum de Negócios Polônia-Brasil-Goiás, na Câmara Nacional de Comércio em Varsóvia, atraiu grande número de investidores locais que foram conhecer as potencialidades do Estado e participar de rodada de negócios; vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico (SED), José Eliton, fez a apresentação do perfil econômico e sociocultural de Goiás dentro do objetivo de ampliar relações comerciais com a Polônia e atrair novos investimentos para Goiás
Goiás 247 - O Fórum de Negócios Polônia-Brasil-Goiás, realizando na manhã de quinta-feira (2) na Câmara Nacional de Comércio em Varsóvia atraiu grande número de investidores locais que foram conhecer as potencialidades do Estado e participar de rodada de negócios. O evento contou com as presenças do vice-ministro da Economia, Andrezj Dycha, e da representante da Agência Polonesa para o Desenvolvimento Regional (Parp), Magdalena Zwolinska.
O vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico (SED), José Eliton, fez a apresentação do perfil econômico e sociocultural de Goiás dentro do objetivo de ampliar relações comerciais com a Polônia e atrair novos investimentos para o Estado. O Fórum de Negócios Polônia-Brasil-Goiás foi mais uma atividade da missão goiana a três países do leste europeu, que cumpre em Varsóvia a última etapa da viagem.
A coordenação do fórum ficou a cargo do presidente da Câmara Nacional de Comércio (Polish Chamber of Commerce) Andrzej Arendarski. Estavam ainda presentes os embaixadores Alfredo Cesar Martinho Leoni (do Brasil na Polônia), Andrzej Braiter (da Polônia no Brasil) e o presidente da Câmara de Comércio Brasil Polônia, Marcio Artiaga de Almeida Castro.
Na sua apresentação, o vice-governador destacou a importância de avançar nas relações comerciais entre Goiás e Polônia. “Buscamos ainda o intercâmbio de conhecimento e fazer amigos”, disse. “Possuímos laços institucionais convergentes”, pontuou.
José Eliton apresentou detalhes técnicos que evidenciam a força da economia goiana, com PIB de US$ 55 bilhões. Citou o Estado estrategicamente localizado na região central do país, num eixo de desenvolvimento que engloba 10 milhões de habitantes. Lembrou que a capital Brasília está situada no território goiano. “Trata-se de um extraordinário mercado consumidor em franca expansão”, disse.
O vice-governador apresentou o Estado como o quarto maior gerador de empregos do Brasil e o primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Fez, ainda, uma larga explanação sobre questões relativas à infraestrutura. “Possuímos a logística mais competitiva do Brasil”, afirmou. Por fim, citou números do agronegócio, da indústria e deu também ênfase no turismo. “Nossa economia sempre cresce acima da média nacional e mantemos relações comerciais com mais de 150 países”, disse.
A comitiva empresarial goiana também teve ampla disponibilidade de negócios. O plenário da Câmara Nacional de Comércio, em Varsóvia, ficou completamente tomado. Estavam presentes o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), Pedro Alves, Hugo Leonardo Spenciere, Gilberto Lucena Júnior e Matheus Rassi, diretores do Centro Logístico de Apoio à Exportação (Claex), Marcelo Lelis, diretor da Consultoria Estratégica e Gestão em Comércio Exterior (Actisa), Aroldo Silva Amorim Filho, presidente da Bonasa, Francisco Tomazini, dirigente da Nutriza Agroindustrial de Alimentos S.A., Roberval Dias Martins, diretor comercial da Alca Foods e Welington da Silva Vieira, coordenador técnico da Fieg.
A rodada de negócios contou ainda com as participações do representante da Assembleia Legislativa, deputado Zé Antônio (PTB), dos prefeitos Fernando Vasconcelos (Goiatuba) e Cida Tomazini (Pires do Rio), Arthur Eduardo Alves de Toledo, presidente da Agrodefesa e Luiz Medeiros Pinto, superintendente de Comércio Exterior da SED.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: