Vecci recua e curso na França é cancelado
Programa selecionou 15 servidores do alto escalão para participar, ao custo de R$ 500 mil, de formação em Gestão Estratégica na Insead, uma das escolas de negócios mais renomadas no mundo; secretário afirmou que serão buscadas alternativas para continuar o processo de qualificação desses servidores
Goiás247_ O secretário de Gestão e Planejamento, Giuseppe Vecci, anunciou na quinta-feira (8) que a Segplan não vai mais enviar os 15 servidores do alto escalão do governo estadual selecionados para participar do curso de Gestão Estratégica na Insead, uma das escolas de negócios mais renomadas no mundo, na França. Vecci afirmou que serão buscadas alternativas para continuar o processo de qualificação desses servidores, selecionados em um processo público e transparente.
“O curso é sim necessário e a verba para financiá-lo é carimbada, foi criada para isso, para proporcionar a capacitação de forma continuada do funcionalismo. O processo é legítimo, legal, não há nada de imoral, foi feito por mérito. Não obstante tudo isso, em função da distorção na comunicação, na falsa polêmica criada em torno do assunto, resolvemos cancelar a ida desses servidores à França para realizar o curso. Mas este Governo não abre mão de continuar trabalhando para capacitar o servidor, qualificar o servidor em todos os níveis, melhorar a produtividade e assim atender melhor à sociedade”, disse Vecci.
O secretário fez um histórico da ideia de realizar o curso, iniciada há 15 meses, e que incluiu a realização de um seminário de internacionalização de Goiás, em fevereiro deste ano em Goiânia, com a participação de professores da Insead, uma das mais renomadas escolas de negócio do mundo, que possui também cursos de especialização para a gestão pública. O curso na Insead é fruto de uma parceria do Governo de Goiás com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a própria Insead.
Na entrevista, o secretário Vecci abordou ainda a política do governador Marconi Perillo , desde o seu primeiro mandato, de investir na capacitação e valorização do servidor público. Nesse sentido, Vecci citou inclusive a criação de um fundo específico para otimizar essa política. O Fundo de Capacitação do Servidor e de Modernização do Estado de Goiás (Funcam) foi criado pela Lei 16.384 como instrumento para financiar a formação, capacitação, qualificação, difusão, inclusão e outros processos educacionais voltados para o serviço público, e ainda a realização de concursos públicos e de outros processos seletivos e ações voltadas à modernização institucional do Estado.
Ao final, o secretário Vecci afirmou que será estudada uma alternativa para atender aos servidores selecionados no certame, aos quais ele pediu desculpas públicas por entender que eles tiveram os nomes expostos de forma indevida. “Esses servidores são vitoriosos, pois foram selecionados por competência, enfrentaram uma seleção pública, na qual participaram 110 pessoas. Eles submeteram seus currículos, elaboraram um plano de ação relacionado às disciplinas do curso e ainda passaram por entrevista. São merecedores de todo o nosso respeito”, disse Vecci.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: