Veículos alavancam o desempenho do varejo
Destaque em pesquisa realizada em agosto pela Federação do Comércio de Pernambuco (Fecomércio-PE) foi para o setor de automóveis, com crescimento de 25% em relação a julho; incentivos como redução de juros e do IPI contribuíram para o desempenho; No geral, o varejo cresceu mais de 8% se comparado com julho e quase 5,5% sobre agosto de 2011
Raphael Coutinho _PE247 – O clima é de otimismo no varejo da Região Metropolitana do Recife (RMR) para o último trimestre do ano. Uma pesquisa feita pela Federação do Comércio de Pernambuco (Fecomércio-PE) em agosto apontou que o varejo cresceu mais de 8% se comparado com julho e quase 5,5% sobre agosto de 2011. O setor de veículos cresceu aproximadamente 25% em relação ao mês anterior e 15% no comparativo com o mesmo período do ano passado e foi o destaque do levantamento. No acumulado do ano o faturamento do ramo é cerca de 11% inferior, mas a perspectiva dos empresários e gerentes, é que ao fechar o ano as vendas sejam maiores que as registradas em 2011.
Os índices positivos foram alcançados a partir dos incentivos do Governo Federal para o setor. Com a redução dos juros e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), a população voltou a consumir e o segmento ficou novamente aquecido. “Mesmo sem considerar a influência das concessionárias o mês de agosto apresentou um bom resultado, registrando variação de mais de 3% em relação ao mês anterior e ao ano passado”, avaliou Luiz Kehrle, economista e consultor da Fecomércio.
Além do ramo automotivo, outros segmentos acompanhados pelo índice Fecomércio-PE também aumentaram suas vendas em agosto na comparação com julho. Livrarias e papelarias, incremento de 33%, que pode ter sido influenciada tanto pela comemoração do Dia dos Pais quanto no retorno às aulas. “No comparativo com 2011, dos treze ramos pesquisados somente quatro mostraram decréscimo e, no acumulado, apenas as concessionárias de veículos apresentam queda, situação que deve ser revertida até o final do ano”, completa o também consultor da Fecomércio, José Fernandes de Menezes.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: