Velvet Underground processa Fundação Andy Warhol

Segundo a banda, a organizao no pediu permisso para usar a imagem da banana do disco The Velvet Underground Nico

Velvet Underground processa Fundação Andy Warhol
Velvet Underground processa Fundação Andy Warhol (Foto: Reprodução)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

247 - A banda Velvet Underground abriu um processo, na corte federal de Manhattan, contra a Fundação Andy Warhol. O motivo é a disputa pela imagem da banana, que é capa do disco de estreia da banda, The Velvet Underground & Nico (1967) e foi criada por Warhol.

Segundo informações do jornal New York Post, os membros da banda, Lou Reed e John Cale, afirmaram que a fundação foi criada após a morte do artista, que aconteceu em fevereiro de 1987, e desde então licencia ilegalmente o logo em capas e acessórios para iPad. Os líderes do Velvet Underground ainda dizem que, com esse tipo de ação, a Fundação quer enganar seus fãs.

A banda declara que há competição desleal. "Na medida em que a Fundação Warhol tem um número tão grande de projetos de Andy Warhol, que presumivelmente são obras únicas e muito valorizadas no mercado, não há necessidade econômica para incluir o design da banana entre os projetos licenciados", diz documentos do tribunal.

Andy Warhol foi empresário do Velvet Underground e fez a capa do álbum usando uma imagem de uma banana tirada de uma propaganda.

O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

WhatsApp Facebook Twitter Email