Vereador diz que volta da CPMF seria "retrocesso"
Vereador Odiosvaldo Vigas diz estar "indignado" com a "manobra" do governo federal de usar a saúde como "pretexto" para recriar a CPMF; ele afirma que, "ainda que fosse verdade", o governo não deve encarar a saúde do povo como despesa nem custo, mas como investimento e sugere que seja destinado 10% do PIB do País para a área; "Isso, sim, seria uma medida séria e eficaz. Esse filme o povo já viu. Quando o imposto existia, o que se arrecadava era aplicado em outras áreas, como infraestrutura e social - que não deixam de ser importantes, para cobrir o déficit orçamentário da União", diz o vereador, que também é médico
Bahia 247 - O vereador Odiosvaldo Vigas (PDT) diz estar "indignado" com a "manobra" do governo federal de usar a saúde como "pretexto" para recriar a CPMF (contribuição provisória sobre movimentação financeira). Ele afirma que, "ainda que fosse verdade", o governo não deve encarar a saúde do povo como despesa nem custo, mas como investimento e sugere que seja destinado 10% do PIB (produto interno bruto) do País para a área.
"Isso, sim, seria uma medida séria e eficaz. No Brasil, o investimento per capita na saúde está muito atrás de países muito menos ricos do que o nosso, até mesmo na América Latina, como Uruguai e Argentina, por exemplo".
Odiosvaldo Vigas lembra que quando a CPMF estava em vigência, apesar da promessa de utilização dos recursos para saúde, o dinheiro tinha outro fim.
"Esse filme o povo já viu. Quando o imposto existia, o que se arrecadava era aplicado em outras áreas, como infraestrutura e social - que não deixam de ser importantes, para cobrir o déficit orçamentário da União", diz o vereador.
Ele critica ainda a volta da CPFM de forma geral no contexto da carga tributária que já pesa no bolso dos brasileiros.
"É completamente descabido o governo voltar a discutir o retorno da CPMF, principalmente num momento como o atual, que há em curso um ajuste fiscal violento, com o cidadão pagando essa conta. O governo já retirou a desoneração da folha de pagamento, já retirou redução do IPI em diversos setores, por exemplo. A CPMF já foi renegada pela sociedade", afirma Odiosvaldo Vigas.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: