HOME > Geral

Via da Beira-Mar será reaberta neste sábado

Com a conclusão dos trabalhos de construção da balaustrada contra o avanço da maré na avenida Beira Mar, no bairro 13 de Julho, que resultou no aterro do rio Sergipe em 40 metros, a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) prevê a reabertura da pista para o trânsito neste sábado (31); de acordo com a empresa, os trabalhos para a aplicação dos espigões estão em fase final, e, com as finalizações referentes às obras da rede de drenagem, nivelamento dos espigões e pavimentação da área, está viabilizada a finalização da obra na sexta (30)

Com a conclusão dos trabalhos de construção da balaustrada contra o avanço da maré na avenida Beira Mar, no bairro 13 de Julho, que resultou no aterro do rio Sergipe em 40 metros, a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) prevê a reabertura da pista para o trânsito neste sábado (31); de acordo com a empresa, os trabalhos para a aplicação dos espigões estão em fase final, e, com as finalizações referentes às obras da rede de drenagem, nivelamento dos espigões e pavimentação da área, está viabilizada a finalização da obra na sexta (30) (Foto: Valter Lima)

247 - Com a conclusão dos trabalhos de construção da balaustrada contra o avanço da maré na avenida Beira Mar, no bairro 13 de Julho (zona sul da capital), que resultou no aterro do rio Sergipe em 40 metros, a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) prevê a reabertura da pista para o trânsito neste sábado (31).

De acordo com a empresa, os trabalhos para a aplicação dos espigões estão em fase final, e, com as finalizações referentes às obras da rede de drenagem, nivelamento dos espigões e pavimentação da área, está viabilizada a finalização da obra na sexta-feira (30). A novidade, segundo a assessoria de imprensa da Emurb, é que a Justiça Federal de Sergipe (JFSE) permitiu a implantação de um projeto de urbanização que deverá ser feito futuramente, pois, "no momento, a prioridade são as obras emergenciais". 

A interdição do tráfego em um dos lados da Avenida Beira-Mar foi feita em 4 de maio de 2013 pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Aracaju (SMTT), obedecendo à determinação de uma liminar emitida pela juíza Simone de Oliveira Fraga, da 3ª Vara Cível de Aracaju. Nela, a magistrada alegou que o avanço das águas do Rio Sergipe sobre a mureta de proteção trazia o risco de desabamento, representando assim um perigo à população.

O projeto de defesa litorânea inclui a construção de um muro de contenção com cerca de 650 metros e seis espigões próximos ao estuário do rio Poxim, com medidas variando entre 30 e 40 metros cada, com o acoplamento das pedras do molhe e a construção dos espigões. Segundo informações divulgadas pela administração municipal, a obra está orçada em R$ 5.884.290,96.

Nesta terça-feira (27), o superintendente de Transportes e Trânsito (SMTT), Nelson Felipe da Silva Filho, e o secretário de Infraestrutura do Município, Luiz Durval, reuniram-se com as equipes de comunicação e planejamento e sistemas da Superintendência para definir as estratégias de reabertura da avenida Beira-Mar. Foram definidas na reunião as estratégias de divulgação para a reabertura da avenida Beira-Mar. Serão distribuídos panfletos com o mapa da mudança, além da veiculação nos sites da Prefeitura de Aracaju e SMTT, redes sociais e imprensa aracajuana. Durante o período de readaptação à antiga circulação na avenida, a SMTT coordenará postos de operação onde Agentes de Trânsito farão a orientação dos condutores.