TV 247 logo
      HOME > Geral

      Vicentinho Alves é eleito 1º secretário no Senado

      Sessão tensa no Senado na noite dessa quarta-feira, 4, marcada por trocas de acusações entre o senador Aécio Neves (PSDB-MG) e o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), acabou elegendo o senador Vicentinho Alves (PR-TO) como Primeiro-secretário da Mesa Diretora da Casa; chapa eleita com 46 votos a 2, com 1 abstenção, conta ainda com Jorge Viana (PT-AC), primeiro vice-presidente; Romero Jucá (PMDB-RR), segundo vice; Zezé Perrela (PDT-MG) como segundo secretário; Gladston Cameli (PP-AC) como terceiro secretário e Ângela Portela (PT-RR) como quarto secretário

      Sessão tensa no Senado na noite dessa quarta-feira, 4, marcada por trocas de acusações entre o senador Aécio Neves (PSDB-MG) e o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), acabou elegendo o senador Vicentinho Alves (PR-TO) como Primeiro-secretário da Mesa Diretora da Casa; chapa eleita com 46 votos a 2, com 1 abstenção, conta ainda com Jorge Viana (PT-AC), primeiro vice-presidente; Romero Jucá (PMDB-RR), segundo vice; Zezé Perrela (PDT-MG) como segundo secretário; Gladston Cameli (PP-AC) como terceiro secretário e Ângela Portela (PT-RR) como quarto secretário (Foto: Aquiles Lins)
      Aquiles Lins avatar
      Conteúdo postado por:

      Tocantins 247 - O senador Vicentinho Alves (PR-TO) foi eleito na noite dessa quarta-feira, 4, como primeiro-secretário da Mesa Diretora do Senado para o biênio 2015 e 2016.

      Numa sessão tensa, marcada por discussões ásperas entre o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) e o senador Aécio Neves (PSDB-MG), a Mesa Diretora foi eleita com representação de 7 dos 15 partidos que compõem o Senado. No entanto, não contará com integrantes do PSDB, do PSB e do DEM — respectivamente, terceiro, quarto e quinto maiores partidos da Casa. As bancadas dessas legendas se retiraram da votação em protesto contra sua ausência da chapa. A lista foi aprovada por 46 votos a 2, com 1 abstenção.

      Segundo informações da Agência Senado, a chapa eleita foi apresentada por líderes de 9 partidos e apoiada por representantes do PP, cuja liderança não ratificou os nomes. PSDB e PSB não estavam contemplados na chapa. Os partidos entendem que, pelo critério da proporcionalidade têm direito a vagas. A lista chegou a incluir uma representante do DEM, Maria do Carmo Alves (SE), para a terceira suplência, mas seu nome foi retirado pelo partido.

      Líderes das legendas não contempladas protestaram com veemência contra sua ausência na chapa escolhida. A maioria das críticas foi direcionada ao presidente Renan Calheiros (PMDB-AL), a quem senadores oposicionistas acusaram de não buscar consenso entre os líderes para a composição de uma chapa que respeitasse a proporcionalidade.

      Irritado com a estratégia de Renan para excluir dos postos o PSDB e o PSB, que fizeram oposição a sua reeleição, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) acusou Renan de "apequenar" o Senado. O peemedebista rebateu o colega e ironizou o fato do tucano ter perdido a eleição presidencial. 

      Após as negativas de Renan aos apelos dos oposicionistas para reavaliar a situação, no microfone, Aécio cobrou o peemedebista. "Vossa excelência será o presidente dos ilustres senadores que o apoiaram, mas Vossa Excelência perde a legitimidade de ser presidente da oposição. Vossa Excelência apequena essa Presidência", afirmou o tucano. 

      Renan respondeu lembrando que Aécio foi derrotado na disputa pela presidência em 2014 e o acusou de ser estrela. "É bom que Vossa Excelência esteja dizendo disso! Foi candidato à Presidência! Por isso deu no que deu, porque é estrela", provocou o peemedebista.

      O tucano retrucou: "Perdi de cabeça erguida. Olho nos olhos do cidadão, eu falo com a população brasileira. Vossa excelência perdeu a dignidade desse cargo". O embate foi encerrado com Renan cobrando respeito: "Tenha dimensão da democracia".

      Mesa do Senado Federal para o biênio 2015-2016:

      Presidente: Renan Calheiros (PMDB-AL)
      Primeiro-vice-presidente: Jorge Viana (PT-AC)
      Segundo-vice-presidente: Romero Jucá (PMDB-RR)

      Primeiro-secretário: Vicentinho Alves (PR-TO)
      Segundo-secretário: Zezé Perrela (PDT-MG)
      Terceiro-secretário: Gladson Cameli (PP-AC)
      Quarto-secretário: Ângela Portela (PT-RR)

      Para os cargos de suplência, foram eleitos: Sérgio Petecão (PSD-AC); João Alberto Souza (PMDB-MA) e Douglas Cintra (PTB-PE). Ficou vaga a terceira suplência.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: