HOME > Geral

Vínculo familiar une partidos adversários

PT e PCdoB são adversários ferrenhos em Contagem, mas estão unidos pelos laços familiares; o candidato a vereador Paulo Prado (PCdoB) utiliza apoio de um cabo eleitoral de peso, o deputado federal petista Weliton Prado, que é seu tio; o caso, segundo a legislação eleitoral, pode configurar infidelidade partidária; "Eu fui apoiador dele na eleição em 2008. Não vejo problema, porque PT e PCdoB sempre foram aliados em Contagem", diz o comunista Paulo Prado

Vínculo familiar une partidos adversários (Foto: Douglas Magno/O Tempo Online)
Romulo Faro avatar
Conteúdo postado por:

Bahia 247

PT e PCdoB são adversários ferrenhos em Contagem, mas estão unidos pelos laços familiares. O candidato a vereador Paulo Prado (PCdoB) utiliza apoio de um cabo eleitoral de peso, o deputado federal petista Weliton Prado, que é seu tio.

A família Prado tem representantes de três partidos diferentes e ocupa cargos na Câmara Federal e na Assembleia de Legislativa de Minas e tenta alcançar representação no Legislativo municipal. O candidato a vereador pelo PCdoB vê como natural o apoio de Weliton.

"Eu fui apoiador dele na eleição em 2008. Não vejo problema, porque PT e PCdoB sempre foram aliados em Contagem".

A situação é passível de ser considerada infidelidade partidária, que ocorre quando, ostensiva ou disfarçadamente, um político de um partido apoia um candidato de outro. Na disputa majoritária, pela prefeitura, ambas as siglas têm candidato próprio.

Segundo os dois partidos, não há notificação judicial que conteste o apoio. Apesar da campanha de Weliton para o sobrinho, nem PT, nem PCdoB parecem se incomodar. "Para nós, isso é bom. Nós calculamos que sete concorrem realmente para as vagas na Câmara. O Paulo está entre eles. Vamos eleger três ou quatro", disse o presidente do PCdoB de Contagem, Rodrigo Cupim.

O PT também minimiza a situação, atribuindo o apoio ao caráter familiar. "Ele usa imagem da mãe (a deputada Liza Prado) e do tio dele. Então, é relação familiar. Se (Weliton) estivesse aparecendo nos eventos do Carlin, nossa postura seria diferente", garantiu o presidente do PT municipal, Lindomar Gomes.

Segundo ele, a executiva local pediu, em março, uma resposta sobre qual seria a postura de Weliton Prado nas eleições majoritárias em Contagem. Gomes afirma que o deputado "tem aparecido apoiando Durval".

Procurado pela reportagem, o deputado federal não retornou às ligações até o fechamento desta edição.

❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Cortes 247

Carregando anúncios...
Carregando anúncios...