Vinhos do São Francisco devem faturar R$ 30 mi
Participao do setor vitivinicola do Vale do Submdio So Francisco deve chegar a 10% de todo o mercado interno.
Raphael Coutinho_PE247 – O final de ano promete ser “gordo” para os produtores de vinhos e espumantes do Vale do São Francisco, Sertão de Pernambuco. A expectativa é que no fechamento de 2011, os fabricantes alcancem até R$ 30 milhões em negócios, o que representa um aumento significativo em relação ao ano passado. No entanto, o forte das vendas ocorre no último trimestre do ano, que chega até a 50% do faturamento.
A fatia dos vinhos finos da região do Vale no mercado interno chega a 10%, com forte domínio no Nordeste. Porém, as marcas também já possuem um grande mercado consumidor em São Paulo e Brasília. Outro ponto de destaque é a aposta este ano é para a categoria de espumantes. “Essa época é propícia e significa nosso maior período de vendas. Não é só aqui no Brasil, em todo o mundo é assim. E as empresas do Vale estão trabalhando a toda carga”, explicou José Gualberto Almeida, da Botticelli.
A área do Vale do São Francisco é a principal região vitivinícola tropical brasileira, com cerca de 10.500 hectares de vinhedos, distribuídos nos Estados de Pernambuco e Bahia. A estrutura produtiva do local é composta de pequenos produtores, vinculados aos projetos de colonização e associados em cooperativas, e de médios e grandes produtores que atuam em escala empresarial. As apostas para estes produtores voltam-se para as uvas sem sementes. Elas também se destacam por serem uvas de plantio recente e favorecem na fabricação de espumantes. Neste segmento de espumantes, os exemplares cultivados na região são as Festival (Sugraone ou Superior), Thompson Seedless e Crimson Seedless.
