Vladimir Putin volta ao poder por mais seis anos na Rússia

Na vspera da posse de seu terceiro mandato no Pas, agentes antidistrbios detiveram mais de 400 manifestantes

Vladimir Putin volta ao poder por mais seis anos na Rússia
Vladimir Putin volta ao poder por mais seis anos na Rússia (Foto: Vladimir Rodionov/REUTERS)

247 com agências internacionais – Diante de um protesto sem precedentes na história da Rússia, Vladimir Putin prestou nesta segunda-feira juramento sobre a Constituição, tornando-se novamente presidente do País nos próximos seis anos, em um terceiro mandato.

"Juro como presidente da Federação da Rússia respeitar os direitos e as liberdades do povo e do cidadão", declarou Putin.

A cerimônia começou às 07H30 GMT (04H30 de Brasília) com a entrada de soldados em uniforme de gala levando as bandeiras da Rússia e da presidência, no salão de São Jorge, no Kremlin.

Vladimir Putin foi eleito no dia 4 de março com cerca de 64% dos votos, após uma eleição caracterizada por fraudes, segundo a oposição. Deixou a presidência em 2008 para ocupar o cargo de primeiro-ministro já que, conforme a Constituição, não poderia exercer um terceiro mandato consecutivo.

Após adquirir um estatuto de "czar" intocável durante uma década, Putin enfrentou ao final de 2011 uma onda de protestos inéditos da população, que saiu em massa às ruas para denunciar a manipulação das eleições e a corrupção do país. Na véspera de sua volta, agentes antidistúrbios detiveram mais de 400 manifestantes, entre os quais se encontravam o blogueiro anticorrupção Alexei Navalny, o liberal Boris Nemtsov e o líder da Frente de Esquerda Serguei Udaltsov.

 

Conheça a TV 247

Mais de Geral

Ao vivo na TV 247 Youtube 247