Volks reforça desejo de nova fábrica no País

Durante a abertura do Salo de Automvel de Detroit, nos Estados Unidos, o presidente mundial da montadora, Martin Winterkorn, afirmou que uma nova planta, para a produo do UP!, segue na pauta.

Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

Raphael Coutinho_PE247 – A Volkswagen reafirmou o desejo de implantação de uma nova unidade no Brasil. A declaração foi dada pelo presidente mundial da montadora, Martin Winterkorn, durante a abertura do Salão de Automóvel de Detroit, nos Estados Unidos. A intenção da fabricante de automóveis já é conhecida no País, e Pernambuco, através do Governo local, vem reunindo esforços para trazer a fábrica para o Estado. No entanto, ainda no evento, o executivo não deu pistas sobre onde será instalada a planta.

Além do Estado nordestino, que já garantiu uma fábrica da Fiat em Goiana há alguns meses, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e São Paulo também estão na briga. A data para um anúncio oficial ainda não foi definida pela empresa. Jornais de grande circulação nacional e sites importantes deram como certa a vinda da fábrica para o Complexo Portuário de Suape, no ano passado. Representantes da marca já estiveram várias vezes sobrevoando a região e reunidos com integrantes da alta cúpula do governo estadual para ouvir as propostas.

Informações não oficiais indicam que a nova unidade terá capacidade para produzir até 250 mil veículos por ano. E o Up!, um automóvel recém-lançado na Europa e que vai atender a vários mercados do mundo, seria o modelo fabricado nesta nova planta. Ele viria para ser o Fusca do século 21.

No entanto, o grande entrave para que a fábrica saia do papel é a reformulação do sistema tributário brasileiro. O Governo Federal pretende criar um novo regime de cobrança de impostos e várias montadoras aguardam essa definição para anunciar novas unidades no País. Essa discussão está hoje no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, comandado por Fernando Pimentel. Há uma expectativa de que essa definição ocorra ainda no primeiro semestre deste ano.

Além da Volks, outra empresa automotiva que tem o interesse de vir para Pernambuco é a chinesa Shamac, de caminhões pesados. Os orientais também aguardo por um novo regime automotivo para anunciar seu investimento, que deve chegar a casa dos US$ 600 milhões.

 

O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

WhatsApp Facebook Twitter Email