Wyllys: Monalysa reinará sobre os invejosos
"O racismo no Brasil é de tal forma impregnado que há aqueles que não conseguem simplesmente assistir a uma pessoa negra vencer um concurso de beleza. Existe gente que não consegue suportar a ideia de uma mulher negra no topo de uma competição de aparências", diz o deputado federal Jean Wyllys (Psol-RJ)l; "Mas ainda bem que a beleza de Monalysa Alcântara, a nova miss Brasil [oxalá, miss universo, em breve!] é tamanha que ofusca os odiosos"
Por Jean Wyllys (Psol-RJ), em seu Facebook
O racismo no Brasil é de tal forma impregnado que há aqueles que não conseguem simplesmente assistir a uma pessoa negra vencer um concurso de beleza. Existe gente que não consegue suportar a ideia de uma mulher negra no topo de uma competição de aparências.
Não é como nos casos em que a disputa final se da entre duas mulheres brancas. Não é simplesmente discordância dos jurados, o que seria esperado para um programa que se propõe a fomentar exatamente esse tipo de discussão.
O que ocorre é de outra natureza. Quando se trata de uma mulher negra, o que deveria ser uma avaliação, em instantes, se revela a extrapolação de um racismo historicamente arraigado, chulo e ignorante. A branquitude simplesmente não perdoa.
Mas ainda bem que a beleza de Monalysa Alcântara, a nova miss Brasil [oxalá, miss universo, em breve!] é tamanha que ofusca os odiosos que, nos últimos dias, encheram de chorume as caixas de comentários nas redes sociais. A verdade é que, a cada passo que da, um racista feio cai gelado pro lado. Monalysa Alcântara recebeu uma merecida coroa para reinar sobre a cabeça dos invejosos.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: