Efeméride: Há 68 anos, países da África e Ásia lançaram um grito de resistência contra o neocolonalismo
Conferência de Bandung afirmou direito ao desenvolvimento
247 - A Conferência de Bandung foi uma reunião histórica de líderes de 29 países africanos e asiáticos, realizada em Bandung, na Indonésia, em 1955. A conferência foi convocada pelo presidente indonésio Sukarno, o primeiro-ministro indiano Jawaharlal Nehru, o primeiro-ministro birmanês U Nu e o líder chinês Mao Zedong, entre outros.
O objetivo principal da conferência era promover a cooperação entre os países da Ásia e da África, bem como discutir questões relacionadas à descolonização, ao imperialismo e ao desenvolvimento econômico. A conferência foi um marco importante na história das relações internacionais, pois representou uma tentativa de unir países em desenvolvimento em torno de interesses comuns e afirmar sua independência frente aos países ocidentais.
Entre os principais resultados da conferência, destacam-se a Declaração de Bandung, que reafirmou o direito dos países em desenvolvimento à autodeterminação e à igualdade de direitos na cena internacional, e a criação do Movimento Não-Alinhado, que se tornou uma das principais forças políticas do mundo durante a Guerra Fria.
