Pepe Escobar: o que acontece quando hienas esfarrapadas cutucam o Urso? A nova ordem mundial nasce numa velocidade estonteante

"As regras mudaram. O Urso está de volta, ouça-o rugir"

www.brasil247.com - Pepe Escobar
Pepe Escobar (Foto: Felipe L. Gonçalves/Brasil247)


247 - O analista de política internacional Pepe Escobar, em artigo publicado no site The Cradle, avalia que os eventos desta quinta-feira (24) na Ucrânia apontam para o surgimento, em uma velocidade "de tirar o fôlego", de uma nova ordem geopolítica. 

"Isto é o que acontece quando um bando de hienas esfarrapadas, chacais e pequenos roedores cutucam o Urso", escreve o jornalista. 

Ele classifica o reconhecimento da independência das repúblicas de Donetsk e Lugansk, os "Bebês Gêmeos", como o evento mais significativo da política externa russa desde a decisão de enviar caças à Síria, em 2015. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

"Até o último minuto, o Kremlin tentou contar com a diplomacia, explicando a Kiev os imperativos necessários para evitar o trovão  heavy metal: reconhecimento da Crimeia como russa; abandonar quaisquer planos de adesão à Otan; negociar diretamente com os Baby Twins -- um anátema para os americanos desde 2015; finalmente, desmilitarizar e declarar a Ucrânia neutra.

Os manipuladores de Kiev, previsivelmente, nunca aceitariam o pacote -- pois não aceitaram o Pacote Master que realmente importa, que é a demanda russa por 'segurança indivisível'.

A sequência, então, tornou-se inevitável. Em um piscar de olhos, todas as forças militares ucranianas entre a chamada linha de contato e as fronteiras originais dos oblasts de Donetsk e Lugansk foram reformuladas como um exército de ocupação em territórios aliados da Rússia que Moscou havia jurado proteger", escreve.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O poder bruto da Rússia precisou de poucas horas para dizimar qualquer possibilidade de resistência ucraniana: 

"A liderança político-militar em Kiev nem teve tempo de declarar guerra. Eles congelaram. Tropas desmoralizadas começaram a desertar. Derrota total".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

"Em breve poderíamos testemunhar o nascimento de uma Novorossiya independente --  a leste do Dnieper, ao sul ao longo do Mar de Azov/Mar Negro, do jeito que era quando anexado à Ucrânia por Lenin em 1922. Mas agora estaria totalmente alinhado com a Rússia e fornecendo uma ponte terrestre para a Transnístria.

A Ucrânia, é claro, perderia qualquer acesso ao Mar Negro. A história adora pregar peças: o que era um 'presente' para a Ucrânia em 1922 pode se tornar um presente de despedida cem anos depois", escreve.

"Então, as regras mudaram. Drasticamente. O Hegemon está nu. O novo acordo começa com a virada do cenário pós-Guerra Fria na Europa Oriental completamente de cabeça para baixo. O 'East Med' será o próximo. O Urso está de volta, ouça-o rugir", completa.

Leia a íntegra no The Cradle

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O conhecimento liberta. Quero ser membro. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Apoie o 247

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Cortes 247

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
WhatsApp Facebook Twitter Email