TV 247 logo
    HOME > Indústria

    BNDES aprova R$ 650 milhões para linha pioneira de biotecnologia da Bionovis

    Financiamento viabiliza produção nacional de medicamentos de alta complexidade para doenças graves, reduzindo a dependência do SUS de importações

    Sede da empresa Bionovis (Foto: Divulgação )
    Aquiles Lins avatar
    Conteúdo postado por:

    247 - O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou a aprovação de um financiamento de R$ 650 milhões para a Bionovis. A empresa, especializada em biotecnologia farmacêutica, utilizará os recursos para instalar uma linha de produção industrial pioneira em Valinhos (SP). A iniciativa busca desenvolver e fabricar insumos e medicamentos biotecnológicos de alta complexidade, com foco em terapias para câncer, doenças raras e autoimunes, segmentos estratégicos e de alto impacto social.

    De acordo com informações fornecidas pelo BNDES, o financiamento será realizado por meio das linhas Mais Inovação e Finem, contemplando tecnologias que ainda são pouco exploradas no Brasil. Aloizio Mercadante, presidente do banco, ressaltou o impacto transformador do projeto: “Com a aprovação do projeto, o BNDES contribui com a expansão da fronteira tecnológica brasileira e reduz a vulnerabilidade do Sistema Único de Saúde (SUS) a partir da produção em território nacional de medicamentos de alto valor agregado, voltados para doenças graves, com pouco ou nenhum substituto.”

    A operação aprovada também está alinhada com a política industrial do Governo Federal, como destacou José Luís Gordon, diretor de Desenvolvimento Produtivo, Inovação e Comércio Exterior do BNDES. “Contribui diretamente para o estabelecimento de um complexo econômico e industrial da saúde resiliente, reduzindo as vulnerabilidades do SUS e ampliando o acesso à saúde da população. Além disso, os medicamentos biológicos de alta complexidade e alto valor agregado estão inseridos no âmbito do Programa de Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDPs)”, pontuou Gordon.

    Odnir Finotti, presidente da Bionovis, enfatizou a importância estratégica do financiamento. “A aprovação deste financiamento pelo BNDES é fundamental para consolidar o plano estratégico da empresa, ampliando sua capacidade produtiva, contribuindo para a sustentabilidade do SUS e fornecendo acesso aos brasileiros a esses medicamentos biotecnológicos de alta complexidade.” Ele também destacou o compromisso da Bionovis com a inovação e o desenvolvimento nacional: “Este setor é estratégico para a soberania de qualquer nação, e a política do CEIS [Complexo Econômico e Industrial da Saúde] estimula os empresários brasileiros a empenharem esforços inéditos para contribuir para a autossuficiência do país na produção de insumo farmacêutico ativo (IFA) e medicamentos biológicos.”

    Com esse investimento, a Bionovis reforça sua posição como uma das principais parceiras do SUS no fornecimento de medicamentos biotecnológicos e demonstra o potencial da biotecnologia brasileira para atender demandas críticas de saúde pública. A expectativa é que a produção local reduza significativamente o déficit comercial na área da saúde, ao mesmo tempo em que amplia o acesso da população a tratamentos de última geração.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: