CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Meio Ambiente

Após negociações com Lira, Célia Xakriabá passa a integrar comissão externa para apurar crise humanitária Yanomami

A formação da Comissão tem gerado repercussão por ser composta majoritariamente por parlamentares bolsonaristas

Imagem Thumbnail
Célia Xakriabá (Foto: Vinicius Loures - Agência Câmara)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 – A deputada federal Célia Xakriabá (Psol-MG) passará a integrar a Comissão Externa, autorizada pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para acompanhar a crise humanitária dos indígenas Yanomami. A participação da parlamentar foi decidida após uma negociação entre Lira e a líder do Psol, deputada Érika Hilton.

A formação da Comissão Externa tem gerado repercussão por ser composta majoritariamente por parlamentares bolsonaristas. Todos eles, com exceção da deputada Gisela Simona (União-MT), votaram a favor do Marco Temporal das Terras Indígenas (TI).

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Dentre os membros, estão o deputado Nicoletti (União Brasil-RR), que defende o garimpo em TI, e Silvia Waiapi (PL-AP), que ocupou o cargo de secretária de saúde indígena no governo de Jair Bolsonaro (PL). A coordenação da comissão ficou a cargo da Coronel Fernanda (PL-MT).

O garimpo ilegal é apontado como a principal causa da crise enfrentada pelos Yanomami. A atividade ilegal utiliza mercúrio, contaminando rios e alimentos consumidos pelos indígenas e causando graves problemas de saúde. Além disso, a extração ilegal também resulta na devastação de florestas. (Com informações do Jornal de Brasília).

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Cortes 247

Relacionados

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO