Biden e Kamala Harris não participarão da COP28, em Dubai
John Kerry, enviado climático dos Estados Unidos, deverá liderar a delegação estadunidense
247 - O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, não irá participar da conferência do clima da ONU (Organização das Nações Unidas), a COP28, que acontece em Dubai, nos Emirados Árabes, a partir desta quinta-feira (30). Segundo a Folha de S. Paulo, “as agendas publicadas pela Casa Branca para Biden e a vice-presidente Kamala Harris não mostram viagens a Dubai esta semana”.
Ainda conforme a reportagem, as razões por trás da decisão não foram fornecidas, mas o governo discute a possibilidade de enviar um representante de alto escalão à conferência. John Kerry, enviado climático dos Estados Unidos,deverá liderar a delegação estadunidense nas negociações.
A ausência de Biden na cúpula já era especulada desde o início de novembro. Com menos de um ano para as eleições presidenciais, o presidente dos EUA tem concentrado sua atenção na guerra entre Israel e o Hamas e na agenda interna. Antes de Biden, a participação do presidente dos Estados Unidos nas reuniões climáticas da ONU não era uma prática comum.
Em 2021, Biden compareceu à COP26 em Glasgow, prometendo que os Estados Unidos retomariam um papel de liderança na questão climática, após a retirada de Donald Trump do Acordo de Paris. O presidente também esteve presente na COP27, no Egito, no ano passado. Embora tenha priorizado a política climática nacional com a Lei de Redução da Inflação, destinando bilhões para a economia verde, Biden também aprovou projetos controversos, como a extração de petróleo no Alasca, no Projeto Willow.
