Brasil e Reino Unido formalizam parceria para criação de Hub de Hidrogênio

Acordo irá permitir o desenvolvimento tecnológico, pesquisas e ecossistemas de inovação para alavancar investimentos em hidrogênio de baixa emissão de carbono



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O Brasil e o Reino Unido formalizaram um acordo bilateral para a produção de energia limpa e renovável por meio do Hub de Hidrogênio Brasil-Reino Unido. O Hub de Hidrogênio Brasil-Reino Unido, anunciado neste domingo (3) durante uma agenda na COP28, realizada em Dubai, nos Emirados Árabes, será uma plataforma multilateral e co-liderada para cooperação no desenvolvimento do hidrogênio por meio de uma oferta internacional coordenada, holística e direcionada.

A declaração conjunta, assinada pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e a secretária de Segurança Energética e Emissões Zero do Reino Unido, Claire Coutinho, irá permitir ao Brasil o desenvolvimento tecnológico, pesquisas e desenho de ecossistemas de inovação para catalisar os investimentos em hidrogênio de baixa emissão de carbono. O diálogo técnico com o Reino Unido poderá contar com apoio financeiro, principalmente para a estruturação de projetos relacionados ao tema. 

continua após o anúncio

“O Brasil tem dado passos firmes na direção da regulação do hidrogênio de baixa emissão de carbono para, com isso, estruturar as melhores oportunidades de investimentos dessa tecnologia no país. Nós queremos que o Brasil seja um exportador de sustentabilidade, mas que isso gere empregos no nosso país, para que ele possa se industrializar em torno dessa nova agenda e que novos investimentos possam vir para o Brasil com sustentabilidade e com segurança contratual”, disse Silveira. 

Para Silveira, considerando que o Brasil sediará o G20, a Reunião Ministerial de Energia Limpa e Missão de Inovação (CEM-MI) e a COP30, o Hub de Hidrogênio Brasil-Reino Unido tem grande potencial para ajudar a promover uma arquitetura financeira global mais forte, responsiva e acessível para o setor de transição energética. 

continua após o anúncio

A secretária de Segurança Energética e Emissões Zero do Reino Unido, Claire Coutinho, também destacou o acordo com o Brasil e elogiou o trabalho realizado no país, que tem demonstrado avanços na política do hidrogênio ao ser tratada como prioridade no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“Tenho orgulho de trabalhar em estreita colaboração com o Brasil e outras nações ao redor do mundo em nossa missão compartilhada de enfrentar as mudanças climáticas. Nossa expectativa é mobilizar um pacote de apoio para ajudar a acelerar os planos de transição do hidrogênio no Brasil. Tudo isso abre caminho para a presidência da COP do Brasil em 2030, com o Reino Unido lado a lado para mostrar ao mundo como podemos desbloquear com sucesso investimentos verdes e turbinar a transição para combustíveis mais limpos”, afirmou Claire. 

continua após o anúncio

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247