HOME > Meio Ambiente

Brasil terá 2 milhões de pessoas afetadas pelo aumento do nível do mar, aponta relatório

Sete cidades do país estão em risco iminente de inundação, segundo relatório da Climate Central

(Foto: Agência Brasil)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O aumento do nível do mar, consequência direta da emergência climática global, ameaça afetar dois milhões de brasileiros. Esse alerta foi emitido pela organização não governamental Climate Central, que incluiu sete cidades brasileiras em uma lista de 100 municípios vulneráveis ao redor do mundo.

Entre as cidades brasileiras sob risco estão Rio de Janeiro, Fortaleza, Salvador, Recife, Porto Alegre, São Luís e Santos, destaca reportagem do Metrópoles. O levantamento destaca que essas regiões estão particularmente suscetíveis a inundações devido ao aumento contínuo do nível do mar. Desde os últimos 30 anos, o nível do mar subiu 9 cm e pode chegar a uma elevação de até 80 cm até o final do século.

Globalmente, cerca de 800 milhões de pessoas poderão ser impactadas por esse fenômeno. No Brasil, a Universidade de São Paulo (USP) apresentou um estudo específico indicando que, no estado de São Paulo, o nível do mar subiu 20 cm nos últimos 73 anos e pode alcançar uma elevação de 36 cm até 2050.

As 100 cidades em risco identificadas pelo estudo estão espalhadas por 39 países e o estudo se baseia em dados fornecidos pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC).

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados