Frente fria chega ao Brasil e mudança no clima começa a ser sentida nesta segunda
No Rio Grande do Sul, o Inmet emitiu um alerta amarelo para queda de temperatura até as 10h desta segunda
247 - Depois de dias de calor intenso, a chegada de uma frente fria promete amenizar as temperaturas nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. De acordo com previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e do Climatempo, a mudança no clima já começa a ser sentida nesta segunda-feira (10).
No Rio Grande do Sul, o Inmet emitiu um alerta amarelo para queda de temperatura até as 10h desta segunda, e um alerta laranja para o sul do estado, onde os termômetros podem registrar uma redução superior a 5°C. A frente fria avança pelo litoral de São Paulo ao longo do dia e deve alcançar a costa do Rio de Janeiro na terça-feira (11/3).
“O aumento da nebulosidade e a volta das pancadas de chuva (também) vão fazer a temperatura baixar”, explica a previsão do Climatempo. O fenômeno também deve atingir áreas do centro-sul de Minas Gerais, mas sem força suficiente para impactar o Espírito Santo ou o leste e norte mineiro.
chuvas intensas no norte e nordeste
Enquanto o Sul e o Sudeste se preparam para a queda nas temperaturas, as regiões Norte e Nordeste enfrentam fortes chuvas. O Inmet mantém alertas amarelo e laranja para precipitações intensas até a manhã desta segunda-feira, reflexo da atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).
O Climatempo explica que a ZCIT “ocorre quando os ventos alísios dos hemisférios Norte e Sul se encontram sobre o oceano, carregados de umidade”. Esse encontro gera uma faixa de instabilidade que avança em direção ao continente, fenômeno responsável pelas conhecidas “águas de março”.
Com a influência da frente fria no Sul e Sudeste e das chuvas intensas no Norte e Nordeste, o Brasil começa a semana sob condições climáticas bastante contrastantes.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: