Guterres e Boric visitam Antártida em missão de conscientização antes da COP28
Viagem inclui passagem por três das dez bases chilenas estabelecidas no continente gelado
247 - O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, realiza uma visita à Antártida, acompanhado pelo presidente chileno, Gabriel Boric. A iniciativa visa ampliar a conscientização global sobre as mudanças climáticas, nas vésperas da COP28, agendada para 30 de novembro a 12 de dezembro, em Dubai.
Guterres e Boric iniciam sua jornada na base aérea Presidente Frei, de onde partem para explorar a geleira Collins, a ilha Kopaitic e a Rada Covadonga. A visita também incluiu uma passagem por três das dez bases chilenas estabelecidas no continente gelado.
Durante a visita, Guterres expressou sua preocupação com o ritmo acelerado do degelo na Antártida, descrevendo-o como "absolutamente devastador".
Em um apelo, Guterres enfatizou a gravidade da situação: "Estamos testemunhando uma aceleração que é absolutamente devastadora". Referindo-se à Antártida como um "gigante adormecido", ele advertiu sobre as consequências de sua 'despertar'.
Ecoando essa preocupação, o presidente Boric destacou a importância da Antártida, não apenas para o Chile, mas para o mundo inteiro. Em suas redes sociais, ele afirmou: "A vocação antártica da nossa pátria está em posição de trabalhar em conjunto contra a crise climática e de manter a Antártida como um continente de ciência e paz para a humanidade". (Com informações da Lusa).