CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Meio Ambiente

Ibama apreende quase 30 toneladas de barbatanas de tubarão; 10 mil animais foram mortos

As barbatanas são de tubarões das espécies Azul e Anequim, também conhecido como Mako

Oficiais do Ibama (Foto: IBAMA)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

SÃO PAULO (Reuters) - O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apreendeu quase 30 toneladas de barbatanas de tubarão em Santa Catarina e São Paulo que seriam exportadas de forma ilegal para a Ásia, na maior apreensão em origem já registrada no mundo, afirmou o órgão ambiental nesta segunda-feira.

As barbatanas são de tubarões das espécies Azul e Anequim, também conhecido como Mako, segundo o Ibama.  A autarquia estima a morte de pelo menos 10 mil tubarões, sendo 4.400 tubarões Azul e 5.600 Anequim.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"Essas apreensões de forma integrada representam a maior registrada no mundo, principalmente considerando se tratar de uma apreensão na origem, onde os tubarões são capturados", disse o Ibama em nota.

De acordo com a fiscalização, a apreensão ocorreu quase toda (27,6 toneladas) em uma única empresa exportadora no Estado de Santa Catarina, que não foi identificada pela entidade.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Uma segunda empresa que tentava exportar 1,1 tonelada de barbatanas foi flagrada pelo Ibama no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. A pesca de tubarões é ilegal no Brasil e as barbatanas possuem alto valor no mercado internacional, afirmou o Ibama.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO