HOME > Meio Ambiente

Seca na Amazônia: 110 botos são achados mortos no Lago Tefé, mostra instituto

A contagem inclui os tucuxis, outra espécie de golfinho de água doce

Mais de cem botos vermelhos e tucuxis apareceram mortos no lago Tefé, no Amazonas, desde o dia 23/09 (Foto: Miguel Monteiro / Instituto Mamirauá)

247 - As altas temperaturas e a estiagem na Amazônia têm afetado um de seus principais habitantes: o boto-cor-de-rosa. Foram encontrados até sexta-feira (29), ao menos 110 animais mortos em uma semana no Lago Tefé, no Amazonas. A contagem inclui os tucuxis, outra espécie de golfinho de água doce. O relato foi publicado no portal G1

Pesquisadores do Grupo de Pesquisa em Mamíferos Aquáticos Amazônicos do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá divulgaram a informação. "É uma coisa inédita, nunca teve morte de botos assim relacionada com temperatura", disse Miriam Marmontel, líder dos pesquisadores do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá. 

De acordo com os estudiosos do Mamirauá, medições feitas na água Lago Tefé revelaram que a temperatura chegou a 40°C em uma profundidade de três metros. Até então, a temperatura média histórica mais alta era de 32°C.