CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Meio Ambiente

Seca no Amazonas: Rio Negro fica abaixo de 13 metros pela primeira vez em 121 anos

O Serviço Geológico Brasileiro (SGB) informou que o nível das águas deve continuar baixando na capital amazonense

Forte seca atinge o Rio Negro, na floresta amazônica (Foto: REUTERS/Bruno Kelly)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Após registrar a pior seca em 121 anos, o Rio Negro continua descendo em Manaus (AM). O nível das águas baixou para 12,99 metros no domingo (22) e caiu para 12,89 nesta segunda-feira (23). É a primeira vez, em 121 de medição, que o nível das águas chegou à casa dos 12 metros. A seca severa afeta a maior parte do Amazonas. Dos 62 municípios que formam o estado, 59 estão em situação de emergência.

De acordo com Jussara Cury, pesquisadora do Serviço Geológico Brasileiro (SGB), antigo CPRM, o nível do Rio Negro deve continuar baixando na capital amazonense. O rio depende da subida das águas no Peru e na tríplice fronteira, onde está situada a cidade de Tabatinga. "Há uma estabilidade nesse processo de subida, desde a região que alimenta o Solimões, como é o caso dos Andes e das estações monitoradas no Peru. [Elas] apresentam o mesmo comportamento. Devido às chuvas isoladas na região", disse Jussara. O relato foi publicado no portal G1.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A bacia do Solimões banha nove cidades do Amazonas e desloca 70% do nível de água para o Rio Negro. "Mas, para que a gente saia deste cenário de estiagem e passe à estabilidade, e o processo de subida, que seria o início da cheia, precisamos também de chuvas distribuídas ao longo da bacia e isso ainda não aconteceu", disse.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando...

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Carregando...

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO