CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mídia

27 de abril, três décadas de mouse

A inveno de Douglas Englebart de 1964, mas o primeiro mouse vendido para um computador pessoal foi criado h exatos 30 anos

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 – A primeira aparição do aparelho com cara de ratinho integrado a um computador pessoal, mundialmente conhecido como mouse, foi feita em 27 de abril de 1981, há exatos 30 anos. Segundo a revista americana Wired, o primeiro aparelho lançado no mercado foi fabricado pela Xerox Stars e apareceu inicialmente na estação de trabalho da empresa, responsável por lançar diversas inovações no mercado da informática, entre elas as pastas de arquivo de um computador, ícones e o email.

Mas a ideia do pequeno rato surgiu muito antes disso. O primeiro projeto experimental que sugeria as funções do atual aparelho foi inventado em 1964, por Douglas Englebart, que trabalhava no Instituto de Pesquisa de Stanford, em Palo Alto, na Califórnia. Desde então, diversas tentativas foram feitas antes que a invenção de Englebart finalmente vingasse.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O design do aparelho também já sofreu uma série de mudanças físicas, após surgir na estação de trabalho da Xerox. Atualmente, o mouse oferece diversas tecnologias inimagináveis àquela época, como o funcionamento via bluetooth – que não exige a presença do fio – e o recurso posicionado entre os botões, já aderido há algum tempo, que possibilita correr uma página no computador. Outra adaptação é o mousepad, que acompanha os notebooks e reconhece os movimentos dos dedos do usuário por sensor, mas tem a mesma função de um mouse. Seja grande ou pequeno, com dois ou três botões, a verdade é que este aparelho mudou a vida de todos nós.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO