A queda de braço entre Jobs e Bezos

As duas estrelas do mundo digital brigam por causa de um nome genrico: AppStore

Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

Por mais geral que seja, a Apple considera o nome “loja de aplicativos” – sua App Store – uma marca registrada. A livraria online Amazon, por outro lado, nem considerou o fato ao abrir nesta terça-feira sua própria loja de aplicativos para o sistema Android, do Google, que leva o mesmo nome. A briga já começou: a Apple de Steve Jobs entrou com processo no tribunal da Califórnia alegando que a Amazon de Jeffrey Bezos está infringindo seus direitos de marca.

De acordo com a Apple, o nome “confundiria os consumidores”, conforme reportagem publicada no jornal espanhol El País. A recém-lançada loja virtual da Amazon, chamada exatamente de "AppStore para Android", irá oferecer aplicativos para o sistema móvel do Google, um rival da plataforma iOS, presente nos iPhones da Apple.

Não se trata do primeiro episódio a envolver o nome da loja. Em janeiro, a Microsoft fez críticas às autoridades reguladoras de patentes dos Estados Unidos, afirmando que o termo “app store” era muito genérico e não poderia ser utilizado pela Apple. A arquirrival revidou na hora, acusando o empresário Bill Gates de usar um dos termos mais genéricos possíveis: “Windows”, que significa “janelas”.

Agora, a briga entre Apple e Amazon está nas mãos das autoridades de patentes americanas. A loja de aplicativos da Apple existe desde 2008, quando foram lançados seus celulares iPhones. O sucesso da loja gerou um imenso mercado para desenvolvedores de aplicativos em geral. Hoje, cada marca possui seu próprio ambiente virtual para a venda desses produtos.

O conhecimento liberta. Saiba mais

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247