Amazon "vende" livro de graça por engano

Revoltado, autor de Blood Soaked and Contagious pede pagamento de direitos autorais dos mais de seis mil livros baixados gratuitamente

Amazon "vende" livro de graça por engano
Amazon "vende" livro de graça por engano (Foto: REPRODUÇÃO)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

Lucas Reginato_247 - O escritor James Crawford ficou indignado ao saber que o livro mais recente dele estava sendo baixado de graça pelo site da Amazon, maior gigante de comércio eletrônico do mundo. Por causa de um problema no sistema de vendas da Amazon, seis mil cópias de Blood Soaked and Contagious foram literalmente (!) dadas para o público.

O incidente aconteceu porque a editora digital da marca – a Kindle Publishing Direct – reduz automaticamente os preços de seus produtos ao identificar em outras lojas de e-commerce valores mais baixos. Sem saber disso, Crawford disponibilizou de graça na Nook Store, outra loja de e-books, três capítulos de sua obra. O sistema da Amazon “leu” a gratuidade de parte do livro e, por isso, baixou a zero o valor do romance na íntegra. 

Durante duas semanas, Crawford tentou entrar em contato com a empresa, que continuava comercializando, ou melhor, distribuindo o livro. Após corrigir a falha, a Amazon se recusou a pagar os direitos autorais ao escritor. Segundo Crawford, a loja virtual deve a ele cerca de dez mil dólares por causa dos livros distribuídos. A Amazon se limitou a afirmar que vai rever o sistema para que erros como esse não aconteçam novamente.

O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

WhatsApp Facebook Twitter Email