TV 247 logo
      HOME > Mídia

      Américo Martins pede demissão do comando da EBC

      Jornalista entregou seu pedido de demissão do cargo de diretor-presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) ao ministro da Secretaria de Comunicação Social, Edinho Silva; Martins, que ocupava o cargo desde agosto do ano passado, alegou motivos pessoais para a saída

      Jornalista entregou seu pedido de demissão do cargo de diretor-presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) ao ministro da Secretaria de Comunicação Social, Edinho Silva; Martins, que ocupava o cargo desde agosto do ano passado, alegou motivos pessoais para a saída (Foto: Aquiles Lins)
      Aquiles Lins avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O jornalista Américo Martins pediu nesta terça-feira, 2, demissão do cargo de diretor-geral da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Ele ocupava o cargo desde agosto do ano passado.

      Segundo a colunista Vera Magalhães, Américo Martins comunicou sua decisão ao ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, Edinho Silva. Martins teria alegado ingerência política na empresa.

      "A gota d'água ocorreu no fim de semana, quando um assessor do ministro Edinho ligou para a TV Brasil e determinou que a emissora transmitisse a partida entre Internacional de Limeira e São José, pela terceira divisão do Campeonato Paulista de futebol", afirma a colunista.

      Segundo Edinho, Américo Martins alegou questões pessoais ao apresentar o pedido de demissão. Ele teria manifestado vontade de voltar a morar em São Paulo.

      Abaixo, reportagem da Agência Brasil, que pertence à EBC, a respeito:

      Américo Martins deixa presidência da EBC

      O jornalista Américo Martins entregou hoje (2) seu pedido de demissão ao ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Edinho Silva. O desligamento da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) foi motivado por questões pessoais. Américo foi nomeado para o cargo de diretor-presidente da EBC no dia 12 de agosto de 2015.

      Américo Martins chegou à EBC há pouco mais de um ano para ocupar inicialmente a diretoria-geral. Durante sua gestão, trabalhou para aumentar a relevância dos veículos da EBC, investindo em mais esporte, fortalecendo os conteúdos jornalísticos e apoiando projetos, como a expansão da Rede de TV Digital.

      "Gostaria de agradecer a todos os profissionais da empresa e a todos os que acreditam na comunicação pública. Foi uma honra ocupar a presidência da EBC e ajudar a consolidar esse projeto, de vital importância para a democracia. Sou muito grato à presidenta Dilma Rousseff e ao ministro Edinho Silva pela oportunidade", disse Américo.

      O diretor-geral, Asdrúbal Figueiró, também deixa a EBC. O jornalista estava na empresa desde março de 2015, quando assumiu a Diretoria de Conteúdo e Programação, a convite de Martins.

      Os dois jornalistas permanecem nos cargos até a publicação das exonerações no Diário Oficial da União.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: