André Singer: a democracia brasileira continua viva
O cientista político André Singer afirma que o crescimento de última hora de Jair Bolsonaro acendeu o sinal de alerta nos círculos democráticos pelo país; ele diz : "tendo passado de 28% para 35%, segundo o Datafolha, o capitão reformado ganhou chances de tornar-se presidente já —embora não pareça, no momento em que escrevo, o mais plausível. O extremista de direita teria que obter, em dois dias, uma vez e meia o que conquistou em uma semana"; Singer diz, no entanto, que "a democracia brasileira continua viva"
247 - O cientista político André Singer afirma que o crescimento de última hora de Jair Bolsonaro acendeu o sinal de alerta nos círculos democráticos pelo país. Ele diz : "tendo passado de 28% para 35%, segundo o Datafolha, o capitão reformado ganhou chances de tornar-se presidente já —embora não pareça, no momento em que escrevo, o mais plausível. O extremista de direita teria que obter, em dois dias, uma vez e meia o que conquistou em uma semana". Singer diz, no entanto, que "a democracia brasileira continua viva".
Em artigo publicado no jornal Folha de S. Paulo, Singer destaca: "da mesma maneira que as manifestações do #elenão, de sábado passado (29), podem ter ocasionado uma reação conservadora que explica, em parte, os ganhos atuais de sua candidatura, agora está em curso uma corrente voltada para lhe tirar apoios, reforçar outras postulações e desestimular a opção pelo branco e nulo".
Ele acrescenta: "quanto maior o número de votos válidos, menor a chance de a parada se resolver de imediato. Apenas a segunda volta deverá revelar de que lado está a maioria absoluta dos eleitores (excluídas abstenções, brancos e nulos). Confirmado o prognóstico acima, podem-se prever três semanas de intensa divisão social".
Andre Singer ainda contextualiza o atual cenário eleitoral: "a recente subida de Bolsonaro colocou-o em situação de virtual empate com Fernando Haddad (PT), o seu oponente provável, quando a pergunta se refere à escolha final. Lulismo e antilulismo, protagonistas dos grandes embates desde junho de 2013, vão se defrontar em situação de equilíbrio. O vaivém das sondagens de opinião nos últimos dias mostra que, apesar dos prognósticos em contrário, a democracia brasileira continua viva".
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: