HOME > Mídia

Apple irá reembolsar clientes prejudicados na Austrália

Empresa americana afirma que os compradores podem conectar o Novo iPad a uma rede de dados 4G com um carto SIM, o que incompatvel com a tecnologia do pas

Apple irá reembolsar clientes prejudicados na Austrália (Foto: ROBERT GALBRAITH/Reuters)

247- A Apple enviará um e-mail a todos os compradores do Novo iPad na Austrália oferecendo um reembolso do valor pago. Foi o que informou o advogado da companhia, nesta quarta-feira. A ação acontece após o órgão regulador australiano ter acusado a empresa de veicular uma propaganda enganosa sobre a funcionalidade de tecnologia 4G do produto. Nas promoções para o iPad com tecnologia Wifi e 4G, a Apple afirma que os compradores podem se conectar a uma rede de dados 4G na Austrália com um cartão SIM, o que é incompatível com a tecnologia do país.

A Australian Competition and Consumer Commission (ACCC) entrou, na última terça-feira, 27, com uma ação para garantir que a Apple alerte os consumidores de que o Novo iPad não pode ser conectado a redes móveis 4G em território australiano. A ACCC pediu a suspensão da comercialização do produto, sansões financeiras, retificação da propaganda e reembolso dos consumidores afetados. No dia 2 de maio uma nova audiência será realizada para decidir esta questão. A compahia americana afirmou que tentará derrubar as acusações da ACCC com o argumento de que algumas frequências 4G, utilizadas pela Telstra e reconhecidas como tais pelas normas internacionais, são acessíveis no Novo iPad.

Após a audiência desta quarta-feira, a Apple concordou em exibir um aviso a partir de 5 de abril em seu site e em materiais promocionais dizendo que “esse produto suporta redes celulares muito rápida. Ele não é compatível com as redes 4G LTE e WiMAX atuais da Austrália.” A mesma mensagem será exibida nas lojas e revendas oficiais da companhia na Austrália. O valor do reembolso aos consumidores lesados não foi informado pela empresa americana. Na semana passada, a Apple anunciou que vendeu mais de três milhões de exemplares de seu novo iPad em sua primeira semana de venda.