Aprovados domínios sem “.com”
Projeto aprovado permitir trocar o .com por domnios prprios, como http://brasil.google; a iniciativa entra em vigor no ano que vem
247 – A ICANN – Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números –, entidade que governa os domínios da Internet, irá substituir o conhecido mundialmente “.com” por domínios genéricos e próprios. A iniciativa permite que endereços de sites terminem com o nome de uma cidade ou de um país. A decisão é considerada como um marco na história da Internet e foi anunciada pela entidade por meio de um comunicado, emitido no fim de uma reunião do conselho de administração, realizado em Cingapura, nesta segunda-feira. “A ICANN abriu o sistema de endereços da internet às ilimitadas possibilidades da imaginação humana. Ninguém pode prever onde esta histórica decisão nos levará”, afirmou o presidente e chefe executivo da organização, Rod Beckstrom. A ICANN abrirá as solicitações de domínios a partir de janeiro de 2012, cobrando 25 mil dólares por ano.
Poderão se beneficiar da decisão empresas de internet e grandes multinacionais, que terão o próprio nome como domínio. Um exemplo seria a gigante Google, que terá a chance de oferecer endereços como http://brasil.google. Cidades e países também se beneficiarão, colocando seus nomes como um domínio, a exemplo de “.riodejaneiro”. A nova regra poderá atingir também a identificação de sites temáticos, como com conteúdo adulto, já conhecidos pelo domínio “.xxx”. A mudança está sendo vista como a maior desde a criação dos domínios ".com", há 26 anos.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: