CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mídia

Bernardo Mello Franco vê ameaça à democracia

Em coluna publicada neste domingo (30), no jornal O Globo, Bernardo Mello Franco vê ameaça à democracia, mas de maneira diferente do que ocorria num passado não tão distante. "Foi-se o tempo em que as democracias só tombavam sob a mira de tanques e baionetas. No século passado, golpes clássicos derrubaram governos eleitos em quase toda a América Latina. Agora a ameaça não depende mais do uso da força"

Bernardo Mello Franco vê ameaça à democracia (Foto: REUTERS/Ricardo Moraes)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Em coluna publicada neste domingo (30), no jornal O Globo, Bernardo Mello Franco vê ameaça à democracia, mas de maneira diferente do que ocorria num passado não tão distante. "Foi-se o tempo em que as democracias só tombavam sob a mira de tanques e baionetas. No século passado, golpes clássicos derrubaram governos eleitos em quase toda a América Latina. Agora a ameaça não depende mais do uso da força."

Mello Franco cita o livro "Como as democracias morrem", dos cientistas políticos e professores de Harvard Steven Levitsky e Daniel Ziblatt, escrito após a vitória de Donald Trump nos Estados Unidos. “O retrocesso democrático hoje começa nas urnas”, afirmam. Para o colunista, não há como ler o livro "sem pensar na encruzilhada do Brasil em 2018". Os autores alertam: “Demagogos extremistas surgem de tempos em tempos em todas as sociedades, mesmo em democracias saudáveis (...). O desafio, dizem, é evitar que eles explorem os sentimentos de ódio e ressentimento para chegar ao poder."

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO